Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/12/2022 às 14h12min - Atualizada em 16/12/2022 às 14h12min

Nova edição do “Janelas Encantadas” acontece neste fim de semana em Uberlândia

Evento gratuito acontece na escola Museu, nesta sexta (16) e sábado (17)

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Haverá apresentação musical com canções natalinas e cascata de luzes | Foto: VALTER DE PAULA/SECOM/PMU
Um dos mais tradicionais espetáculos do Natal em Uberlândia acontecerá nesta sexta-feira (16) e sábado (17), com música, decoração e espírito natalino. O “Janelas Encantadas” é uma iniciativa idealizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo que acontece sempre nesta época do ano.

Com uma belíssima decoração de Natal, o evento começará às 19h nos dois dias, na fachada da Escola Estadual de Uberlândia (Museu).  Haverá apresentação do Coral Janelas Encantadas com músicas natalinas, show de iluminação com cascata de luzes e presença do Papai Noel com as Noeletes. No sábado, a programação terá ainda a emocionante chegada da Caravana da Coca-Cola.

A praça Adolfo Fonseca, que fica em frente à escola, também está com iluminação especial de Natal. Entre os dias 14 e 18, a população poderá apreciar e visitar o estande do Papai Noel no local, para tirar fotos e alegrar toda a todos com a magia do Natal. A visitação estará disponível a partir das 19h.

EXPOSIÇÃO
Ainda dentro da programação natalina da cidade de Uberlândia, a exposição “Caminhos dos Presépios” está aberta para visitação em quatro espaços da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, sendo eles a Casa da Cultura, Oficina Cultural, Museu Municipal e Centro Municipal de Cultura até o dia 6 de janeiro e divididas nas categorias “Tradicional” e “Não tradicional”, além de um presépio extra feito por uma artista convidada.

Na categoria “Tradicional”, estão presentes presépios que, obrigatoriamente, apresentem os 14 personagens da narrativa:  Menino Jesus, Virgem Maria, São José, Os Três Reis Magos, Dois Pastores, Anjo, Ovelha, Galo, Jumento, Boi e Estrela Guia. Mas não foi necessária uma montagem clássica, no entanto, todas as figuras devem aparecer na cena.

Já na categoria “Não tradicional” não é preciso ter todos os personagens, mas deve obedecer a seguinte especificação: as dimensões máximas de espaço ocupado são de 2 metros x 2 metros, com altura de 2 metros da peça mais alta e variação de 1,5 metro da peça mais baixa. A escolha das personagens contempladas no trabalho foi livre.

O objetivo é dinamizar e preservar a criação autoral de presépios natalinos, proporcionando um espaço para exposição dos trabalhos dos artistas locais e da região, despertando a criatividade e a memória das tradições populares do Natal.

Na Casa da Cultura estão expostos os presépios:
– Página da Vida por Beth Shimaru
– Na Lata por Alessandra Cunha – Ropre
– Natal em Termos de Guerra por Gilson Carrijo
– Fios que Contam Histórias por Maria Amélia Penteado
– Presépio Autoral por Darli de Oliveira (artista convidada)

No Centro Municipal de Cultura cinco presépios podem ser admirados:
– Presépio Tradicional Mineiro por Candinho (área externa)
– Menino Jesus do Sertão por Vânia Armanda
– Cantiga para Amamentação por Paulo de Carvalho
– Jesus Amazônico, o reconciliador por Cíntia Cardoso
– Presépio de Roca por Hélio Siqueira
Na Oficina Cultural, Hélio Siqueira apresenta seu Presépio Autoral. Já no Museu Municipal, os Presépios da América Latina, da colecionadora Marília Brasileiro Teixeira Vale, é a atração natalina.

SERVIÇO
O QUE:
Espetáculo Janelas Encantadas
QUANDO: Sexta (16) e sábado (17), das 19h às 22h
ONDE: Escola Estadual de Uberlândia (Museu), em frente à praça Adolfo Fonseca
EVENTO GRATUITO


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90