Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/12/2022 às 09h05min - Atualizada em 15/12/2022 às 09h05min

Documentário celebra a cena musical independente em Uberlândia

“Meus Parça” será lançado nesta quinta-feira (15) na UFU, com exibição gratuita

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Documentário mostra as trajetórias de Vaine, Cleiton Custódio e Kainã Bragiola | Foto: RENAN MARINO
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebe, nesta quinta-feira (15), o lançamento do documentário “Meus Parça”. A exibição acontece gratuitamente no campus Santa Mônica e terá ainda uma festa no bar La Broca, também gratuita.

Assinado pelo diretor audiovisual Humberto Prado, Meus Parça é inspirado no trabalho homônimo do artista visual Renan Marino, que fomenta a cena artística local a partir de intervenções urbanas e registros de trocas e afetos.

Através da trajetória distinta dos músicos Vaine, Cleiton Custódio e Kainã Bragiola, o filme discute as complexidades de existir culturalmente na cidade, sem as condições adequadas. “Meus Parça parte da percepção de que, quase sempre, o que sustenta a produção autoral são afinidades e parcerias entre artistas, produtores e público”, disse Marino. 

Músico, arranjador, artista visual e educador, Kainã Bragiola considera a iniciativa de grande importância para a cena musical independente. “A partir da vivência de um recorte de artistas, é possível observar um período de abundância criativa, de resistências e, ao mesmo tempo, de uma certa escassez no mercado cultural da cidade”, argumentou.

A rede de apoio é condição de existência para agentes culturais, sobretudo, em momentos críticos, como na pandemia da covid-19. “Para nós, que temos a vivência nas ruas como ponto de partida para a criação, nunca houve um desafio tão grande como pensar nossas obras sem poder observar a vida acontecer de verdade na pandemia. Olhar para esse tema me fez entender que não existe arte sem o outro”, afirmou o músico Vaine.

Subsidiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Uberlândia, o documentário Meus Parça também promove uma discussão sobre a importância das políticas públicas para a sobrevivência da cena cultural independente.

“Este tipo de incentivo é importante para possibilitar que os artistas produzam dentro do contexto da cidade, para a população da cidade”, afirmou Cleiton Custódio. Graduado em Filosofia e Artes Visuais, ele atua como educador, pintor e compositor, no grupo Cinema Invisível e projeto autoral Cleiton e Cleo.  

“A realização de documentários como este cria espaços até então inexistentes para falar das obras e trajetórias de artistas locais. Essa movimentação joga luz em processos muitas vezes obscuros da produção independente, que depende da organização de muitas pessoas para produzir e sustentar as engrenagens da nossa cena. Acho também importante como registro de memória de tudo que foi construído, pois entendo que nosso principal mérito é justamente o legado dessa movimentação para a caminhada de novos artistas”, falou Vaine.

SERVIÇO
O QUE: Lançamento do documentário “Meus Parça”
QUANDO: Quinta-feira (15), às 20h
ONDE: UFU Santa Mônica (Auditório 5O-A, Av. João Naves de Ávila, 2121 - Santa Mônica)
ENTRADA FRANCA
FICHA TÉCNICA
Meus Parça
Documentário | Brasil | 60 min | 2022
Uma realização de Humberto Prado e Renan Marino
Direção e Roteiro: Humberto Prado
Captação de Som: Afonso Henrique
Pós-produção: Humberto Prado e Danilo Vieira
Pesquisa: Renan Marino
Produção executiva: Renan Marino e Humberto Prado
Assessoria de Imprensa: Carolina Monteiro
Consultoria: Robinson Albuquerque
Incentivo: Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Uberlândia

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90