Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/12/2022 às 08h11min - Atualizada em 08/12/2022 às 08h11min

Mais de 50% dos candidatos ao vestibular da UFU buscaram vagas em Medicina; veja lista dos cursos mais concorridos

Psicologia, Direito, Engenharia da Computação e Veterinária aparecem entre os cinco mais almejados

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Curso teve média de 253 candidatos para 30 vagas na ampla concorrência I Foto: MARCO CAVALCANTI
O curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) segue disparado como o mais concorrido da instituição. Dos quase 20 mil inscritos para o Vestibular 2022, mais da metade dos candidatos, 10.432, buscavam uma das 60 vagas da universidade. O ranking dos mais disputados tem ainda Psicologia e Direito, na segunda e terceira posições, respectivamente.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 
De acordo com a UFU, do total de inscritos para o processo seletivo, finalizado em novembro, 12,6 mil fizeram a prova na primeira fase e aproximadamente 4 mil a segunda. Conforme divulgado pela Diretoria de Processos Seletivos (Dirps), somente para o curso de Medicina, a média na modalidade de ampla concorrência em 2022 foi de 253 candidatos por vaga. Ao todo, foram 7.598 estudantes nesse formato disputando 30 vagas.
 
A UFU destina 50% das oportunidades para estudantes egressos de escola pública e também está consoante à lei que dispõe o ingresso nas universidades federais, regulamento a forma de preenchimento de vagas de cotas por autodeclarados negros, pretos ou pardos, indígenas pessoas com deficiência e por renda.
 
Dessa forma, a média de candidatos por vaga varia de acordo com a modalidade do candidato. Na modalidade L1, por exemplo, a média de candidatos por vaga no mesmo curso foi de 147,4. O formato é apropriado para pessoas com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras em cursos regulares ou no âmbito da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
O curso de Medicina teve ainda oito candidatos por vaga na modalidade L10, 20 candidatos por vaga na L13, 10 alunos por vaga na L14, 37 candidatos por vaga na L2 e 256,2 na L5, que dispõe o egresso para candidatos que, independentemente da renda familiar, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.
 
RANKING
Assim como aconteceu no Vestibular 2021, o curso de Psicologia foi o segundo mais concorrido no processo seletivo deste ano. Para o certame, 968 candidatos demonstraram interesse na área, com oferta de 40 vagas pela universidade. Na modalidade de ampla concorrência, a média foi de 37,7 candidatos por vaga.
 
Na terceira posição figura o curso de Direito, que recebeu a inscrição de 1.358 candidatos. Apesar de ter mais inscrições que Psicologia, o curso oferece 80 vagas no total, sendo 40 para o período matutino e 40 para o noturno. Quando se observa o número de candidatos, 853 concorreram ao período da manhã, enquanto 505 optaram por estudar à noite.
 
O curso matutino foi o mais concorrido na área, com 704 inscrições para 20 oportunidades, uma média de 35,2 candidatos por vaga na modalidade de ampla concorrência. Já o Direito noturno teve média de 17,5 candidatos por vaga, com 351 estudantes brigando por 20 lugares na UFU.
 
Com 15 vagas e 240 candidatos, a Engenharia de Computação entra na quarta colocação dos cursos mais concorridos no Vestibular 2022 da UFU. Na modalidade de ampla concorrência, eram sete oportunidades para 195 concorrentes, uma média de 27,8 candidatos por vaga. Na modalidade L5, 25 estudantes fizeram a prova e brigam por uma vaga.
 
O curso de medicina veterinária foi o quinto mais disputado do certame neste ano. No total, foram 734 candidatos para 40 vagas ofertadas. Na ampla concorrência, a média de candidatos por vaga chegou a 27,7. O número foi parecido na modalidade L5, totalizando 26,6 concorrentes para uma oportunidade.
 
VEJA RANKING DOS MAIS DISPUTADOS:
 
1ª POSIÇÃO
 Medicina: 253 candidatos por vaga
2ª POSIÇÃO
 Psicologia: 37,7 candidatos por vaga
3ª POSIÇÃO
Direito matutino: 35,2 candidatos por vaga
4ª POSIÇÃO
Engenharia de Computação: 27,8 candidatos por vaga
5ª POSIÇÃO
Medicina Veterinária: 27,7 candidatos por vaga
6ª POSIÇÃO
Odontologia: 20,9 candidatos por vaga
7ª POSIÇÃO
Ciência da Computação: 20,3 candidatos por vaga
8ª POSIÇÃO
Relações Internacionais: 192 candidatos por vaga
9ª POSIÇÃO
Agronomia: 18 candidatos por vaga
 
REGIÃO
Além da UFU, outras universidades de Minas Gerais também divulgaram a relação de candidatos por vaga nos certames realizados em 2022. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), os cinco cursos mais procurados no Processo de Avaliação Seriada (PAS) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Agronomia e Engenharias.
 
Já na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), as áreas mais procuradas pelos candidatos foram Medicina, Arquitetura, Nutrição, Direito e Jornalismo durante o primeiro semestre. No segundo semestre, o ranking é composto por Medicina, Arquitetura, Direito, Artes Cênicas e Nutrição.
 
Com base nas inscrições feitas no primeiro semestre de 2021 pelo Sisu, a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) teve entre os mais procurados os cursos de Medicina, Psicologia, Arquitetura e Enfermagem. Na Universidade Federal de Viçosa (UFV), os mais concorridos foram, respectivamente, Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Enfermagem e Arquitetura. A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba, registrou maior concorrência nos cursos de Psicologia, Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Biomedicina neste ano, pelo Sisu.
 
MODALIDADES
L1: Candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras em cursos regulares, ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos; ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. (Lei nº 12.711/2012).
 
L2: Candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras em cursos regulares, ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. (Lei nº 12.711/2012).
 
L5: Candidatos que, independentemente da renda familiar (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras em cursos regulares, ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. (Lei nº 12.711/2012).
 
L6: Candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas que, independentemente da renda familiar (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras em cursos regulares, ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. (Lei nº 12.711/2012).
 
L9: Candidatos com deficiência com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras em cursos regulares, ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos; ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. (Lei nº 12.711/2012).
 
L10: Candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas, com deficiência, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras em cursos regulares, ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. (Lei nº 12.711/2012)
 
L13: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda familiar (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras em cursos regulares, ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame 6 Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. (Lei nº 12.711/2012).
 
L14: Candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas, com deficiência, independentemente da renda familiar (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras em cursos regulares, ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. (Lei nº 12.711/2012).
 
A0: Candidatos de Ampla Concorrência – demais candidatos.


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90