Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/12/2022 às 18h44min - Atualizada em 08/12/2022 às 18h44min

Censo 2022: 25 mil domicílios visitados não tiveram dados coletados, em Uberlândia

Moradores estavam ausentes ou se recusaram a prestar informações; expectativa é finalizar o levantamento em todos os setores da cidade até 17 de dezembro

SÍLVIO AZEVEDO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
A coleta é dividida em setores e a cidade conta com 1.974, sendo que em 92% a pesquisa já foi concluída I Foto: AGÊNCIA BRASIL
Em quatro meses de coleta do Censo 2022, promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 377 mil domicílios foram visitados em Uberlândia. Do total, 25 mil residências não tiveram os dados coletados devido à ausência de moradores e recusa de prestação de informações.

A coleta é dividida em setores e a cidade conta com 1.974, sendo que em 92% a pesquisa já foi concluída. A expectativa é de que o levantamento seja finalizado em todos os setores até o dia 17 de dezembro.

“Todos os bairros da região Oeste foram coletados. Os setores Central e Norte estão praticamente finalizados e também estamos finalizando Sul e Leste. Agora, os trabalhos estão mais intensos nos bairros Saraiva, Lagoinha, Morada da Colina, Jardim Karaíba, Gávea, Tubalina, Jardim Brasília, Centro e Santa Mônica. A maior parte desses bairros estão em fase final de coleta”, explicou o coordenador de área do IBGE, Daniel Nunes de Souza.

Ainda de acordo com Daniel, dos domicílios visitados onde não houve coleta, na maioria os moradores estavam ausentes quando os recenseadores fizeram a vista ou o residente se negou a prestar informações para a pesquisa. As residências pendentes serão visitadas novamente em janeiro de 2023. Agora, o objetivo é que a coleta seja 100% finalizada em todos os setores do município.

“Tem alguns pendentes, com moradores ausentes. Em janeiro vamos visitar os domicílios que permanecerem nessa situação. Vamos até encontrar o morador para fazer a entrevista”, disse.

O coordenador reforçou que responder o questionário é uma obrigação do residente do domicílio visitado, prevista em lei. “Claro que tentamos convencer a importância do Censo. Caso o morador continue recusando, utilizamos do artifício legal para fazer a entrevista”, explicou.

RESULTADOS
Em 2021, o IBGE ajustou os dados coletados em 2000 e 2010, apontando uma estimativa para Uberlândia de 706.597 habitantes. A prévia da pesquisa deste ano, com a nova estimativa de população, deverá ser divulgada em janeiro de 2023.

“Em janeiro tem um dado preliminar. O populacional já vai ser divulgado até o final de janeiro. Aí as prefeituras conseguem organizar as políticas públicas pelos próximos oito anos”, explicou Daniel.

O coordenador explicou que o trabalho de coleta foi facilitado e beneficiado pelo uso de tecnologia mais avançada, que irá favorecer resultados fiéis à realidade dos habitantes.

“São ferramentas que garantem qualidade dos dados, principalmente no georreferenciamento. Temos como verificar o caminho que o recenseador percorreu. Os questionários, sempre que abertos, tem o registro de onde ele está sendo aplicado. Temos como garantir que todos os domicílios foram visitados. Além de outras ferramentas usadas posteriormente. Vai ser um resultado bem fiel à realidade”.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90