Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/12/2022 às 09h45min - Atualizada em 07/12/2022 às 09h45min

Mais de 59 mil animais ainda não foram vacinados contra a febre aftosa em Uberlândia

Número representa 30% do rebanho total da cidade, que é de 206.737; prazo para imunização termina em 17 de dezembro

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Vacinação contra a febre aftosa é obrigatória em rebanhos bovinos e bubalinos | Foto: Mapa/Divulgação

Abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa foi prorrogada até o dia 17 de dezembro. Em Uberlândia, 59.946 animais ainda não foram imunizados, ou seja, cerca de 30% do rebanho total, que é de 206.737.

De acordo com Marcia Ney, da Coordenadoria Regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em Uberlândia, até esta segunda-feira (5), a cidade havia vacinado 146.791 animais, pouco mais de 70% do rebanho total. A meta é vacinar acima de 95% da população de bovídeos, que engloba bois, búfalos e outros. 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Conforme dito por ela,  a ampliação do prazo se deu pela falta de vacinas nas revendas. As doses devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização, incluindo durante o transporte e a aplicação, já na fazenda. 

Além da imunização, os produtores devem fazer a comprovação junto ao IMA. A declaração da vacina pode ser entregue de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.

“O prazo para vacinação é até 17 de dezembro e a declaração até 27 do mesmo mês. A maior dificuldade encontrada é a entrega do comprovante de declaração de vacinação dos animais”, complementou Marcia Ney. 

A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória em rebanhos bovinos e bubalinos, e garante a qualidade dos produtos exportados pelo país. “A vacina é importante para assegurar a sanidade de todo rebanho e a manutenção do status de Estado livre de aftosa com vacinação. Garantido a exportação e a qualidade da carne bovina”, disse Márcia.

Em caso de descumprimento, o criador poderá ser multado. “O produtor que não vacinar seus animais será penalizado em cerca de R$ 120 por animal. Se deixar de comprovar a vacinação, a penalidade será de R$  24 por animal”, reforçou. 

A DOENÇA
Febre aftosa é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. É causada por um vírus do qual existem sete tipos, que produzem sinais clínicos similares. Os diferentes tipos só podem ser identificados em laboratório.

A doença raramente é fatal, mas os efeitos secundários da febre aftosa são muito sérios, pois os animais afetados perdem condição corporal e produção, e frequentemente ocorrem infecções secundárias que prolongam a convalescência. A perda de produção de leite e carne é severa.

A febre aftosa também afeta a economia e a abertura dos mercados aos produtos de origem animal, pois os países compradores estabelecem fortes barreiras à entrada de produtos oriundos de regiões onde ocorreram casos da doença. 

A identificação da infecção pelo vírus, independente da apresentação de sinais clínicos, já é considerada um foco da doença, impedindo a comercialização de animais, produtos e subprodutos de origem de animais susceptíveis para zonas e países livres da doença.

VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90