Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/12/2022 às 10h35min - Atualizada em 02/12/2022 às 10h35min

HC-UFU realiza exames gratuitos com avaliação de lesões suspeitas de pele, neste sábado (3)

Ação faz parte da campanha "Dezembro Laranja"; atendimentos acontecem das 8h às 14h

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Pacientes vão passar por exame dermatológico preventivo I Foto: MILTON SANTOS/UFU

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal (HC-UFU) realiza, nes sábado (3), uma ação em prol do combate ao câncer de pele, em Uberlândia. De 8h às 14h, serão realizados exames gratuitos em pessoas que possuam lesões suspeitas de pele. A iniciativa, que faz parte da campanha “Dezembro Laranja”, será comandada pela equipe de dermatologia da unidade.

Os atendimentos serão realizados no Ambulatório de Pediatria do HC-UFU, localizado na rua Iguaçu, no bairro Umuarama. Quem comparecer à unidade vai passar por um exame dermatológico preventivo, a fim de que sejam identificados possíveis focos de câncer de pele. Além disso, a população também vai receber orientações a respeito da doença e sobre hábitos cotidianos que podem ser realizados como forma de prevenção.

CÂNCER DE PELE
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB) e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 33% dos diagnósticos de câncer no Brasil são de pele. A cada ano são registrados cerca de 185 mil novos casos, sendo o câncer de pele não melanoma o tipo mais comum. O tumor é causado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Como essas células são dispostas em camadas, os tipos de câncer são definidos conforme as camadas afetadas pela doença.

Os cânceres de pele mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, que juntos são responsáveis por 177 mil casos anuais da enfermidade. O mais raro deles, e também o mais letal, é o melanoma. Este último é mais agressivo e registra cerca de 8 mil casos anualmente.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Equipe de transição do governo Lula nomeia mais uma professora da UFU, de Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90