Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/11/2022 às 13h35min - Atualizada em 30/11/2022 às 13h35min

Equipe de transição do governo Lula nomeia mais uma professora da UFU, de Uberlândia

Gislene Alves do Amaral, da Faculdade de Educação Física, vai compor grupo técnico do Esporte

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Gislene é a atual presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte I Foto: ARQUIVO PESSOAL

Uberlândia teve mais nome anunciado na equipe de transição do governo Lula. A professora Gislene Alves do Amaral, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI/UFU), foi designada para fazer parte do Grupo Técnico do Esporte, ao lado de outros 11 nomes divulgados pelo Governo Federal, em portaria no Diário Oficial da União.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Atual presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), a docente ingressou na UFU em agosto de 2004. Gislene Alves possui licenciatura em Educação Física pela UFU e é mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, ela exerce o cargo de professora assistente na FAEFI, onde desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas áreas de educação física escolar, currículo e planejamento e formação continuada.

Ao Diário, Gislene comentou sobre o convite feito pelo Governo Federal e afirmou que a indicação é uma honra.

"A indicação traz uma enorme responsabilidade, sabendo que não se trata de tarefa simples, especialmente pelo contexto político-social difícil que vivemos. Minha tarefa, como presidenta do CBCE, é mobilizar a comunidade acadêmica para contribuir com seu conhecimento acumulado sobre políticas de esporte e lazer. Fortalecer novamente o tema no âmbito da gestão pública federal. Espero estar a altura da tarefa", disse.


CONFIRA O CURRÍCULO DA PROFESSORA:
Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2018). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia. Foi coordenadora de área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Uberlândia, subprojeto Educação Física Ensino Fundamental (2011-2013) e coordenadora colaboradora no mesmo programa (2018-2019); Coordena o Grupo de estudo e pesquisa sobre Escola, Currículo e Educação Física (GECEFE);Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Cidadania (GEPOC/UFU) e do Laboratório de Análise de Políticas e Gestão da Educação (LAPGE/UFU). Membro do GEPOC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Cidadania e LAPGE - Laboratório de Análise de Políticas e Gestão da Educação. Associada ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, tendo sido membro do Comitê Científico do Grupo de Trabalho Temático Escola - GTT-escola (1999-2001); Secretária Estadual CBCE/MG (2005-2007) e Coordenadora do GTT Escola (2019-2021); Presidenta do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2021-2023) Tem experiência nas áreas de Educação e Educação Física, com ênfase nas áreas de em currículo, formação de professores e políticas educacionais; pesquisa os temas: educação física escolar, planejamento, estratégias de ensino e políticas de formação inicial e continuada.


EQUIPE DE TRABALHO
Há duas semanas, o Diário noticiou a nomeação da doutora em Ciências Sociais e professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Patrícia Vieira Trópia, que também foi anunciada como parte da equipe de transição de governo de Lula.  A docente faz parte da equipe técnica de Trabalho.

Patrícia é docente do Instituto de Ciências Sociais da UFU desde 2009 e também integra o corpo permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Foi presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho nos anos 2020-2021, tutora do Grupo PET Sociais no período 2015-2022 e suas pesquisas e atuação envolvem pesquisas sobre sindicalismo no Brasil, mobilização sindical e sindicalismo de classe média.

SAÚDE E IGUALDADE RACIAL
Outros dois nomes de Uberlândia também compõem os grupos de trabalho. Além das duas professoras da UFU,  a vereadora Dandara Tonantzin (PT) e o deputado federal de Minas Gerais Weliton Prado (Pros) foram anunciados como parte do grupo parlamentar técnico de Lula. Dandara participa do grupo de Igualdade Racial, e foi eleita para integrar a Câmara Municipal em 2020. Ela foi eleita em 2022 como deputada federal com mais de 86 mil votos.

Já Weliton Prado compõe o grupo da Saúde. Ele ocupou uma cadeira da Câmara Municipal em 2000, e foi eleito deputado estadual pelo PT em 2002 e reeleito em 2006. Ele chegou a concorrer a prefeito de Uberlândia em 2008, mas foi derrotado com 107 mil votos. Em outubro de 2010, foi candidato a deputado federal e obteve 234 mil votos, sendo o terceiro deputado federal mais votado em Minas Gerais.



VEJA TAMBÉM:
 

 


 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90