Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/11/2022 às 11h45min - Atualizada em 30/11/2022 às 11h05min

Operação apreende pneus contrabandeados em borracharias de Uberlândia e Araguari

Ação da Receita Federal conta com apoio da PRF e PC; evidências apontam produtos importados ilegalmente

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Materiais contrabandeados do Paraguai eram comercializados em Uberlândia e região I Foto: RECEITA FEDERAL

A Receita Federal realiza, nesta quarta (30), uma operação de combate ao comércio ilegal de pneus em Uberlândia e Araguari. A ação conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil (PC), e tem como alvo  borracharias de ambos os municípios, suspeitas de praticar contrabando e descaminho dos produtos.

Os investigados foram selecionados pelo trabalho de inteligência da Receita Federal, que apontou evidências de que os produtos comercializados foram importados ilegalmente. O esquema funcionava da seguinte forma: carretas com placas do Paraguai ingressavam no país com pneus novos, carregando cargas lícitas, normalmente grãos. Após a carga ser descarregada no destino, as carretas se dirigiam para borracharias da região, que faziam a troca dos pneus novos por pneus usados, para assim esses veículos poderem retornar ao país de origem. Por fim, os pneus contrabandeados eram vendidos em estabelecimentos não autorizados na região.

O comércio ilegal de pneus, além de prejudicar as empresas que atuam regularmente no setor, pode trazer risco para o consumidor, pois o produto não passa por controle de qualidade e não é certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Ao final do processo administrativo, os envolvidos, além do perdimento dos produtos apreendidos, serão multados e também alvo de representação fiscal para fins penais. Com isso, poderão também responder criminalmente pelos seus atos.

Esta é a segunda operação da Receita na semana. Nesta terça (29), uma operação em conjunto com a Polícia Militar (PM) apreendeu smartphones e cigarros eletrônicos em lojas do Centro e do bairro Luizote de Freitas, em Uberlândia.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Operação combate comércio ilegal de smartphones e cigarros eletrônicos, em Uberlândia

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90