Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/11/2022 às 14h31min - Atualizada em 21/11/2022 às 14h31min

Pela primeira vez, startup de Uberlândia vence prêmio em evento de inovação nacional

Empresa “Sapiens.agro” foi eleita a melhor na categoria revelação; cidade teve outros dois representantes na Startup Awards

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Sapiens.agro é uma empresa que desenvolve uma plataforma de inteligência de mercado para o agronegócio | Foto: Divulgação

A cidade de Uberlândia teve, pela primeira vez na história, uma startup vencedora do maior prêmio dos ecossistemas de inovação do Brasil. A empresa uberlandense Sapiens.agro foi premiada e reconhecida como a melhor do Brasil na categoria “revelação”, na 10ª edição do Startup Awards, organizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Realizado em São Paulo na última semana, o evento teve três finalistas de Uberlândia. Além da startup campeã, a cidade também teve a UberHub Code Club concorrendo na categoria de educação e Ferdinando Kun, que concorreu na categoria de herói do ano. Ambos integram o UberHub, nome do ecossistema local de inovação.

Criada na cidade e com atuação nos quatro cantos do Brasil, a Sapiens.agro é uma empresa que desenvolve uma plataforma de inteligência de mercado para o agronegócio usando algoritmos de inteligência artificial para realizar predição de preços de commodities, fretes, insumos e cotações nas bolsas de valores para indicar potenciais cenários de comercialização.

Em São Paulo (SP), coube a um dos fundadores da startup, Maurício Lemos, receber a importante premiação. Além de ser a primeira de Uberlândia a ser reconhecida na premiação, a empresa também se destacou como a primeira do agronegócio brasileiro a ser condecorada pelo evento.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

INOVAÇÃO
Em Uberlândia, o apoio ao setor de tecnologia e inovação é uma das prioridades da gestão municipal. Desde 2017, empresas de base tecnológica atuantes no município contam com a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) reduzida de 3% para 2% e duas estruturas públicas importantes: o UdiLab e o Polo Tecnológico Sul.

No cumprimento de um dos seus principais objetivos, o de fomentar o ecossistema de inovação da nossa cidade, vale destacar ainda a apresentação de startups na Feira do Agronegócio Mineiro (FEMEC), laboratório Agrolab e iniciativas do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, entre outras ações.

O Udilab é o primeiro espaço público de coworking da cidade. Localizado no Parque do Sabiá, o ambiente de trabalho é formado por 12 estações com ar-condicionado, mobiliário completo e ponto de internet. O acesso é gratuito e realizado mediante reserva. 

Já no Polo Tecnológico Sul, os empreendedores que atuam nas áreas de tecnologia e inovação encontram uma oportunidade de adquirir lotes em um endereço estratégico, a valores subsidiados mediante contrapartida e com toda a infraestrutura básica necessária. Até o momento, já foram feitas duas licitações para venda de lotes, perfazendo 46% da metragem da área loteável do empreendimento com a ocupação de empresas de base tecnológica nos próximos três anos.

Na Arena Inovação da FEMEC foram evidenciadas 17 startups de Uberlândia que desenvolvem soluções para o Agronegócio e palestras com seis grandes empresas que apresentaram os seus maiores desafios. Outro ponto forte foi o Reconecta, onde participaram de forma direta, 15 representantes de instituições e órgãos que atuam no âmbito da promoção da inovação em Uberlândia.

Para auxiliar a construção de um ecossistema vibrante, com mão de obra qualificada, o governo municipal entende que a motivação por esta área inicia cedo. Por este motivo foi comemorado o Dia Internacional de Mulheres e Meninas em Ciência e Tecnologia, homenageando meninas das escolas municipais que foram medalhistas na OBMEP e OBI.


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90