Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/11/2022 às 17h02min - Atualizada em 17/11/2022 às 17h59min

Programa garante atendimento gratuito a animais resgatados em situação de urgência e emergência, em Uberlândia

Convênio entre a Prefeitura e o Hospital Veterinário da UFU oferece assistência a cães e gatos atropelados ou em situação de maus-tratos; investimento é de R$ 500 mil

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

A Prefeitura de Uberlândia assinou um convênio com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (HV-UFU) para a implantação do Programa de Assistência Médico Veterinária, que oferecerá atendimento gratuito a cães e gatos resgatados em situação de urgência ou emergência. O projeto, que tem um investimento de R$ 500 mil, entra em vigência já nesta sexta-feira (18). 

 

O projeto tem vigência de 12 meses e é voltado para animais atropelados ou que foram resgatados em situações de maus-tratos. O orçamento disponibilizado prevê a cobertura de exames, consultas, medicação e alimentação durante internações. 

 

Atualmente, o HV-UFU cobra pelos procedimentos realizados e oferece descontos para ONGs e protetores de animais na cidade. Com o convênio, será possível garantir atendimento gratuito aos cães e gatos resgatados.

 

“Esse convênio vai subsidiar parte do que o hospital já faz, vai acrescentar aquilo que já era feito pelo hospital. Os procedimentos são os mais variados, desde cirurgias, atendimentos ambulatoriais, exames e internação. Todas as especialidades serão conveniadas”,  explicou o diretor-geral do Hospital Veterinário da UFU, Diego José Zanzarini Delfiol. 

 

Conforme dito por Diego, a instituição realiza cerca de 15 mil atendimentos por ano, sendo que 40% são destinados a protetores e organizações que resgatam os animais. “Existe uma demanda.  Por mais que o hospital faça sua parte ainda não o suficiente, são muitos cães abandonados, toda ajuda é bem-vinda e acredito que esse convênio vai ajudar bastante”, finalizou. 

 

A secretária de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Larissa Espíndula de Faria reforçou que o objetivo do programa é oferecer auxílio aos protetores e ONGs que resgatam os animais em situação de rua. “O objetivo é desafogar os protetores, que às vezes dão até o que tem não pela causa animal. O trabalho deles é muito importante e nunca podemos deixar de contar com o apoio que eles dão. Baseado nisso e na alta demanda, nós resolvemos celebrar esse convênio com a UFU, que hoje tem uma estrutura completa para nos auxiliar para atender esses animais”, disse.

 

A população também pode contar com o programa para ajudar cães e gatos encontrados em situação de urgência e emergência. Segundo Larissa Espíndola, caso alguém encontre um animal atropelado ou em maus-tratos, pode levá-lo para receber atendimento gratuito no HV-UFU. 

 

“Pessoas que encontrarem animais atropelados ou em maus-tratos podem levar esses animais, desde que assinem um termo de responsabilidade para que o animal tenha como ser cuidado depois, porque ele não pode ser simplesmente deixado lá”, acrescentou. 

 

Os atendimentos serão realizados no próprio HV-UFU, de segunda à sexta-feira,  das 7h às 17h. Para conseguir acesso ao programa, é necessário apresentar uma declaração de ocorrência para casos de atropelamentos e o boletim de ocorrência para os animais vítimas de maus-tratos, com comprovação de violência física e termo de responsabilidade sobre o animal.


 

ZOOLÓGICO

O projeto formaliza também a assistência médico-veterinária aos animais do Zoológico Municipal. Atualmente, o espaço conta com cerca de 200 animais silvestres que não possuem condições de integrar o habitat natural. 

 

Todos os animais recebidos pelo zoológico são resgatados e doados por órgãos competentes, após análise de suas condições clínicas e biológicas. A parceria com o HV-UFU será um importante complemento aos atendimentos já realizados pela equipe médico-veterinária do Zoológico, composta por duas médicas veterinárias e uma bióloga.

 

Já temos uma equipe que faz a parte inicial de tratamento, mas os casos que precisam de atendimento mais completo serão repassados para o hospital da UFU”, explicou o diretor do Zoológico Municipal, Amado Júnior.

 

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90