Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/11/2022 às 12h30min - Atualizada em 17/11/2022 às 12h30min

Chuvas em Uberlândia ainda estão com volume 65% abaixo da média aguardada para novembro

Cidade registrou 84,4 mm na primeira quinzena; especialistas acreditam que tendência histórica será alcançada até o fim do mês

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Estimativa é que cidade tenha volume entre 150mm e 200mm até o dia 1º de dezembro | Foto: VIA DRONES

Nos primeiros 14 dias de novembro, Uberlândia registrou 84,4 milímetros de chuva, conforme apontam dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), localizada na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Santa Mônica. Mesmo com as fortes tempestades registradas nos últimos dias, o volume ainda está 65% abaixo da média esperada para todo o mês, que é de 243,4 milímetros. 

De acordo com o doutor em Geografia, Eduardo Petrucci, a previsão era de que a média histórica de chuvas para novembro se mantivesse neste ano, mas diversos fatores fizeram com que houvesse uma queda nas precipitações na primeira quinzena do mês. Um dos motivos foi a chegada de uma frente fria que se instalou na cidade no início do período. 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

“Tinha previsão para ocorrer tudo bem, dentro da média, sem expectativa de déficit ou superávit de precipitação, que ficasse entre os 5% para mais ou menos, que é dentro do limite permitido. Mas até agora choveu abaixo da média, só 35%, por causa de um evento extremo no começo do mês, que foi a onda de frio, uma frente fria superforte, seguida por uma massa de ar polar. Isso causou uma estabilidade no tempo, impediu com que chegassem outros sistemas úmidos que provocam chuvas na nossa região”. 

Contudo, o geógrafo acredita que existem grandes chances de a média ser alcançada ou superada nos próximos dias. “A partir desta quinta-feira (17), já vai começar a chuva que perdurará pelos próximos 10 a 15 dias. O modelo de previsão global Norte-Americano GFS prevê que tenhamos chuvas entre 150mm e 200mm até o dia 1º de dezembro. A expectativa é que fiquemos na média ou superamos”, explicou Petrucci. 

PREVISÃO
O climatologista Rafael Ávila Rodrigues também afirma que a tendência é de que haja chuvas acima do esperado para o mês de novembro. “As frentes frias avançam e provocam a formação de áreas de instabilidade, ocasionando chuvas que podem ser acompanhadas de rajadas de ventos, raios e eventualmente granizo”.

Ainda de acordo com o climatologista, a estação da primavera traz um contraste térmico muito perceptível. Conforme dito por ele, as temperaturas seguirão instáveis no decorrer do mês. 

“No período da tarde a temperatura aumenta. Mas, com a disponibilidade de umidade na atmosfera, as pancadas de chuvas provocam queda brusca da temperatura bem como o avanço das frentes frias, que ao chegar em Uberlândia diminuem as temperaturas e potencializam a variação térmica”, finalizou. 

Segundo o Inmet, nos próximos dias, os termômetros irão variar com mínima de 17ºC e máxima de 34ºC. A previsão aponta que pancadas de chuvas devem ocorrer no fim de tarde e início da noite até o próximo domingo (20). 

Em razão das precipitações, a umidade relativa do ar fica em 95% no período da manhã e noite, mas cai para 30% no decorrer da tarde, quando as temperaturas estão mais altas. 

RESERVATÓRIOS
O volume dos reservatórios de água de Uberlândia segue dentro do esperado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Segundo a autarquia, o canal de captação Bom Jardim está com nível de 3 metros, enquanto Sucupira, 3,30m. Já a ETA Capim Branco não sofre alterações pois está à jusante das represas de Miranda e Nova Ponte.

Segundo o Dmae, os volumes atuais estão dentro do esperado para o início do período chuvoso, garantindo a estabilidade no abastecimento. 



VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90