Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/10/2022 às 15h10min - Atualizada em 28/10/2022 às 15h10min

Uberlândia registra aumento de 34% no número de furtos de veículos em 2022

Entre janeiro e agosto foram computadas 1.041 ocorrências do tipo; prática criminosa cresceu em comparação a 2021

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Polícia Militar alerta sobre cuidados na hora de estacionar o carro | Foto: Pixabay

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que o número de veículos furtados em Uberlândia cresceu em 2022. Entre janeiro e agosto deste ano, foram registradas 1.041 ocorrências na cidade, um aumento de 34,4% se comparado com o mesmo período de 2021, quando foram computadas 774 ocorrências.

A taxa também é maior na comparação com o ano de 2020, quando o município teve um total de 1.008 veículos furtados em um período de oito meses. Em todo o ano de 2020, a Polícia Militar (PM) registrou 1.431 automóveis furtados, e em 2021, o número contabilizado foi de 1.021.

Em contrapartida, o levantamento da Sejusp indica que a prática de roubos de veículos caiu em Uberlândia neste ano. Em 2022, foram 195 automóveis roubados, contra 296 em 2020 e 269 em 2021, resultando em quedas de 34,1% e 27%, respectivamente.

O uberlandense Charles Denner da Silva foi vítima de furto recentemente. No dia 11 de outubro, o planejador de manutenção teve a motocicleta furtada enquanto fazia uma consulta médica no centro de Uberlândia. De acordo com ele, a moto foi estacionada às 14h50 e, quando deixou a unidade de saúde, por volta de 15h30, o veículo não estava mais no local.

Silva, de 29 anos, conta que acionou a PM e registrou o crime, mas até o momento a moto não foi localizada. “Isso nunca havia acontecido comigo e com a minha família. Essa moto era o meu meio de transporte, principalmente para ir ao trabalho. Infelizmente, no local em que eu estacionei não tinha câmeras de segurança para me ajudar”, disse.

Uma moradora de Uberlândia, que preferiu não se identificar por motivos de segurança, também foi alvo do crime. Em julho deste ano, criminosos entraram na casa dela e furtaram o carro. Além do veículo, os autores levaram a cadela da vítima, documentos e outros objetos pessoais. 

“Tinha ido ao supermercado com meu marido e quando voltamos notamos que havíamos sido furtados. Eles pularam o muro, arrebentaram o portão e fugiram com as coisas e a minha cachorra. Foi em questão de poucos minutos”, explicou. 

Após o fato, a vítima conseguiu acesso às imagens da câmera de segurança do vizinho e constatou que os autores estavam esperando do lado de fora da casa para agir assim que os moradores saíssem.

“Acionamos a Polícia Militar e fizemos o boletim de ocorrência. Após noticiarmos nas redes sociais e na imprensa, eles devolveram a nossa cadela e os documentos, mas nunca recuperamos o carro”, complementou. 

Segundo a uberlandense, o susto foi tão grande que ela preferiu mudar de residência. “Mudamos para um apartamento, mas o medo continua. Mesmo que eles não tenham feito nada comigo e com meu marido, ficamos um bom tempo com receio de sair na rua”.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

TENTATIVA DE FURTO
A estudante Mariana, que preferiu não expor o sobrenome, passou por duas tentativas de furto de veículo em pouco mais de um mês. No dia 19 de setembro, autores quebraram o vidro do carro para tentar levar o aparelho multimídia do carro, mas não conseguiram. Da última vez, no entanto, os infratores tiveram êxito e furtaram o dispositivo em 22 de outubro. Graças a testemunhas, o automóvel não foi levado.

O caso de Mariana aconteceu próximo ao campus Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e, em ambas as ocorrências, o crime foi registrado durante o dia. Depois das práticas, ela afirmou que cogita pagar um estacionamento para proteger o próprio veículo, mas ainda tem medo de andar pela região.

“O estacionamento da UFU é apenas para professores, e não tem nenhum outro estacionamento ali por perto. Estou pensando em estacionar um pouco mais longe, mas ainda tenho o receio de me deslocar, dado o histórico que temos tido de furto. Fico com medo de possíveis assaltos. Tenho conhecimento que isso tem se tornado uma prática recorrente na região”, falou.

CUIDADOS
Capitão da Polícia Militar em Uberlândia, Thiago Lana afirmou que a corporação trabalha diariamente com a prevenção de crimes de furto e roubo de veículos. Em entrevista ao Diário, o militar ressaltou a importância de a população tomar certos cuidados ao estacionar o automóvel em alguns locais da cidade.

Segundo ele, é sempre recomendável que o condutor tente atrapalhar os autores de realizar qualquer ato. Para isso, é necessário escolher bem o local de estacionamento, evitando áreas perigosas e com baixa circulação de pessoas. Além disso, a atenção ao parar em um semáforo também é fundamental para evitar qualquer tipo de ação criminosa.

“A Polícia Militar não deseja que aconteça nem furtos e nem roubos, esse é o nosso objetivo. É importante que os condutores de veículos sempre pensem no aumento dos dispositivos de segurança do veículo, seja uma motocicleta ou um veículo quatro rodas. O ideal é que sejam instalados alarmes e dispositivos que coíbam a ação do criminoso”, explicou.

Ainda de acordo com Thiago Lana, a aquisição de um corta-combustível também pode auxiliar no caso de furtos e roubos de veículos. O aparelho é um sistema de segurança instalado junto à bomba de combustível. O dispositivo é capaz de cortar a chegada da gasolina ao motor, fazendo com que o automóvel pare de funcionar.

Os motoristas também devem evitar deixar objetos à vista no veículo, conforme relatado por Lana. “Não deixe objetos aparentes no veículo, como mochilas, notebooks, máquinas fotográficas, óculos de sol ou qualquer objeto que chame a atenção do cidadão infrator”, disse. Uma das saídas é deixá-los no porta-malas ou embaixo dos bancos.

190
Segundo Thiago Lana, o primeiro passo após passar por um roubo ou furto é acionar a Polícia Militar imediatamente. Depois disso, os militares vão registrar um Boletim de Ocorrência (BO) e é importante que a vítima contribua com o máximo de informações possíveis, dizendo a marca do veículo, modelo e cor.

“Isso facilita a abordagem de um indivíduo em atitude suspeita, e deixa o trabalho da Polícia Militar mais fácil. Pode ser que o abordado não seja o autor do furto, mas ele pode ser o receptador do material. Quanto mais detalhes a pessoa tiver sobre o caso, melhor é para nós”, argumentou o capitão da PM.

A procura pela polícia também pode ser feita por qualquer pessoa que presenciar um furto ou roubo. Além do 190, a corporação também recebe ligações pelo 181, o Disque Denúncia Unificado (DDU). Em ambos os casos, é possível manter o anonimato, de acordo com Thiago Lana.

“É importante que quando o cidadão visualize algum indivíduo cometendo furto ou roubo, acione a Polícia e repasse o endereço do local do fato e características do autor, como vestimentas, tipo físico, se ele está em algum veículo e como ele cometeu a ação. A Polícia vai até o local e executa essa verificação”, disse.


VEJA TAMBÉM:

 

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90