Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/10/2022 às 14h22min - Atualizada em 27/10/2022 às 14h22min

IFTM publica edital com 480 vagas para cursos de graduação em Uberlândia e região

São disponibilizadas 123 vagas para Uberlândia; inscrições acontecem até 24 de novembro e devem ser feitas pela internet

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) publicou, nesta semana, um edital de processo seletivo para os cursos de graduação da instituição. O documento estabelece regras para entrada no IFTM em 2023 nos cursos de graduação tecnológica, bacharelado e licenciatura, disponibilizando 480 vagas em oito campi de seis cidades do Triângulo Mineiro, incluindo 123 vagas para Uberlândia.

As inscrições têm o valor de R$ 50 e seguem até o dia 24 de novembro, devendo ser feitas pela internet por meio do site da IFTM. Para se inscrever, o candidato deve, em primeiro lugar, fazer uma leitura atenta do edital, escolher o curso que deseja fazer e a unidade de seu interesse. Ao acessar o endereço, o candidato deve entrar na aba “CURSOS DE GRADUAÇÃO – 2023/1”, onde vai encontrar o edital e outros documentos referentes ao processo seletivo, assim como o ambiente de inscrição.

Para se inscrever, o interessado vai precisar de um documento oficial de identificação com foto e CPF, além de outros documentos. Caso o candidato não tenha acesso a internet ou tenha dificuldades em fazer sua inscrição, ele pode ir em algum dos campi ou polo do IFTM para solicitar acessar um computador e solicitar auxílio no processo.
  

Aqueles candidatos que não tiverem condições de arcar com a taxa de inscrição no valor de R$ 50 podem solicitar, até 8 de novembro, a isenção no pagamento da taxa. Esse benefício é voltado para o candidato que cursou integralmente o ensino médio em escola da rede pública ou bolsista integral em escola particular, e que possua renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
  

Neste ano, o processo seletivo do IFTM para graduação reservou 50% das vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 50% para processo seletivo próprio. Para participar via Sisu, o candidato concluinte do ensino médio deverá apresentar notas do Enem de 2010 a 2021, desde que não tenha obtido nota 0 na redação. Nos outros 50% das vagas, a seleção será feita a partir das notas obtidas pelo candidato na graduação já concluída.

CURSOS E VAGAS
As 480 vagas estabelecidas no processo seletivo estão distribuídas nas seguintes unidades do IFTM: Campus Ituiutaba (90), Campus Paracatu (53), Campus Patos de Minas (20), Campus Patrocínio (54), Campus Uberaba (92), Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico (30), Campus Uberlândia (53) e Campus Uberlândia Centro (70).
  
Entre as opções de cursos de graduação tecnológica do IFTM estão, por exemplo, cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Agronômica e Zootecnica. Já entre os cursos de graduação tecnológica há Logística, Marketing, entre outros. E na modalidade Licenciatura é possível encontrar Computação e Ciências Biológicas.
 

Do total geral, o IFTM disponibiliza 60% para vagas reservadas, 35% para a ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência. As vagas reservadas são divididas em grupos de concorrência, que estão listados no item 7 do edital. Somente podem concorrer para vagas reservadas os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
 

O IFTM ainda oferece o Programa de Inclusão Social, que oferece 20% de bônus na prova para candidatos oriundos de escolas rurais. Para tanto, o candidato deve marcar essa opção no ato da inscrição e seguir todas as instruções do item 9 do edital.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

Vendas de televisores novos têm alta de até 30% em Uberlândia

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90