Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/10/2022 às 12h00min - Atualizada em 27/10/2022 às 12h00min

Vendas de televisores novos têm alta de até 30% em Uberlândia

Copa do Mundo tem impulsionado a procura pelos aparelhos; lojistas estão otimistas com a data

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Pesquisa da CNC apontou aumento de 6,3% na pesquisa por Smart TVs | Foto: DIVULGAÇÃO
Há menos de um mês para o início da Copa do Mundo, que acontece em novembro, no Catar, alguns setores da economia começaram a sentir os reflexos positivos do evento esportivo. Em Uberlândia, algumas lojas já registram um aumento de 20% a 30% nas vendas de televisores, impulsionadas pelo interesse dos consumidores em acompanhar a transmissão dos jogos. 

No início do mês, o Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou que o setor apontou aumento de 6,3% na pesquisa por Smart TVs em lojas on-line em relação a 2014, ano de Copa no Brasil e 5,3% em 2018.

A expectativa das lojas físicas em Uberlândia é de um crescimento bem superior. Segundo o gerente de vendas da EletroZema, Denuelson de Almeida Silva, o grupo já identificou um salto de 27% no comércio dos aparelhos televisores nos últimos dois meses e a expectativa é de melhora com a proximidade da Copa.

“Em relação à Copa de 2018, anterior à pandemia, nossa expectativa de crescimento no número de vendas de TVs é de 35%. A aposta é em aparelhos maiores. As TVs de 50” a 65” são as que ganharam maior destaque. Os estoques estão reforçados desde o mês junho para atender essa demanda e teremos um ‘plus’ no início de novembro”, disse.

Por conta da mudança da data da Copa do Mundo, tradicionalmente disputada entre junho e julho, mas que, devido às condições climáticas do Catar, foi transferida para o fim do ano, o gerente da loja afirmou que foi preciso adequar à promoção de vendas, devido à proximidade com Black Friday.

“Afetou totalmente o planejamento de vendas. Existe também uma preocupação do marketing de não tirar o foco da Black Friday. No final de ano, a venda de produtos de tecnologia tende a aumentar. Tivemos que adaptar a mídia para produtos que vão atender os clientes neste período”, explicou. 

Quem também está otimista é o gerente da Eletrosom Regional Triângulo. Em entrevista ao Diário, Alex Donizete Santos disse a empresa está com uma expectativa muito alta de vendas, que já cresceram cerca de 20% a 30% nos últimos meses. A loja aposta na oferta de telas grandes com facilidade de pagamento. 


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

“Estamos focando em telas acima de 50 polegadas, sem esquecer do mercado de entrada com as telas de 32 polegadas. Um ponto que ajuda bastante o cliente são parcelas que cabem no bolso. As vendas no carnê vão ajudar muito nesse sentido, já que cliente pode deixar o limite do cartão de crédito, para outras despesas”, informou.

Sobre a coincidência com o fim de ano, o gerente disse que a mudança pode agregar em compras de outros produtos além das televisões. “Acreditamos que será o contrário. Que o somatório desses eventos trará um foco para a categoria de TVs. Outras categorias devem aumentar a demanda de compra, como móveis, ventilação e portáteis, já que as pessoas tendem a se reunir em casa para assistir os jogos. Estamos alinhados com as fábricas nesse sentido. Todos nós, varejo e fabricantes, já sabíamos que o planejamento de compras seria concentrado no final de ano, devido à Black Friday e Copa. Sendo assim, estamos preparados para esses grandes evento”.

O gerente da Eletrosom lembra que essa será uma Copa da tecnologia. “Será a Copa ‘multitelas’. O consumidor vai acompanhar os jogos conectado, além da TV, em um outro dispositivo, que pode ser um smartphone, tablet ou notebook. Oferecer todas essas opções ajudara em oferecer uma solução completa para o cliente”.

INVESTIMENTO
O estudante Andrei Gobbo precisou comprar um aparelho novo recentemente e aproveitou o momento para encontrar uma opção que cabia no bolso. “Eu comprei uma TCL 40 polegadas, que encaixou no dinheiro que eu tinha guardado e foi o ideal para o lugar onde moro. Cheguei por meio de pesquisa na internet, comprei pelo site, mas antes vi vídeos de recomendação, avaliações e reclamações em sites como Reclame Aqui. Quando vi essa TV, achei um preço bom, pesquisei e tive a recomendação de uma amiga que tem o mesmo modelo, então realizei a compra”, contou.

A necessidade foi o que o principal motivo para o estudante, mas, é claro, a Copa foi o empurrãozinho que faltava. “A questão de estar sem TV foi o maior fator, por querer um momento de lazer nas folgas de estudo e de trabalho, além de eu ter um videogame. Assim a TV seria mais útil. A Copa do Mundo foi o empurrão final para que eu decidisse comprar a televisão, já que não posso ficar sem ver os jogos da Copa”.

O Mundial do Catar acontece entre 20 de novembro e 18 de dezembro. A competição acontece nesse período por conta das altas temperaturas no país sede. A partida de abertura será entre os anfitriões e Equador, no Estádio Al Khor, às 13h no horário de Brasília. No dia seguinte, a equipe de Senegal encara a Holanda, a Inglaterra enfrenta o Irã e os EUA enfrentam o País de Gales.

O Brasil, no Grupo G, estreia contra a Sérvia no dia 24 de novembro. Suíça e Camarões também estão no grupo da seleção brasileira. 

VEJA TAMBÉM:
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90