Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/10/2022 às 07h50min - Atualizada em 26/10/2022 às 07h50min

Livro infanto-juvenil de histórias indígenas é lançado em Uberlândia

“Raízes”, de Cintia Garcia, traz contos da tradição de povos originários do Brasil; lançamento tem entrada gratuita

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Narradora artística iniciou processo há dois anos ao buscar conhecimento sobre os diferentes povos indígenas do Brasil | Foto: Divulgação
Você já se perguntou qual é a fonte de sabedoria mais antiga do país? Quais são as raízes humanas nesse solo chamado de Brasil há pouco mais de 500 anos? Este é o tema do livro de Cintia Garcia, “Raízes: histórias dos povos originários do Brasil”, que será lançado em Uberlândia nesta quarta-feira (26).

Cintia, narradora artística de histórias e arte-terapeuta e pesquisadora dos simbolismos das histórias de tradição oral de diferentes povos, se fez essas perguntas e há dois anos atrás deu início a uma busca por maior aproximação e conhecimento sobre os diferentes povos indígenas do nosso país, suas lutas e resistência.

Foi através da pesquisa, leitura e seleção entre várias versões de histórias dos mais diversos povos originários, que ela se sentiu mais próxima destes e de outras formas possíveis de ser e estar no mundo, apresentadas de maneira lúdica e sensível pelas suas narrativas ancestrais.

Daí nasceu o desejo de oferecer a cada vez mais pessoas o prazer e a transformação proporcionados por esse encontro com as histórias indígenas e foi dessa forma que surgiu o projeto Raízes. Teve como foco inicial a contação de histórias e oficinas de artes, mas culminou com a escrita e publicação do livro de mesmo nome, que reúne sete histórias de povos como: Munduruku, Kaingang, Guarani-Mbyá, Mehinaku, Iny/Karajá, Boe/Bororo e Paresí.

O livro traz em suas páginas ilustrações de Mariana Tavares que remetem aos rios, ao urucum, à terra e demais elementos naturais que reconectam o ser humano à sua essência. As narrativas são recontos escritos pela autora com base em diferentes versões escritas ou narradas anteriormente por indígenas e na sua experiência de narradora de histórias.

O texto pretende ser fluido e acessível a diferentes faixas etárias, e busca, em conjunto com as ilustrações, trazer à tona a beleza, a sensibilidade e a simplicidade das relações humanas e dos seres humanos com os outros seres e com o planeta em que habita. Cada história é introduzida por versos, que nos fazem iniciar o mergulho de reflexão, e finalizada por um breve texto sobre o povo originário de onde veio a narrativa em questão.

O livro foi publicado com incentivo do PMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) da Prefeitura de Uberlândia e contará com quatro eventos de lançamento que acontecerão em outubro e novembro nos bairros Roosevelt, Shopping Park e Campo Alegre. Nos eventos a própria autora irá compartilhar histórias do livro, realizar um bate-papo com as crianças e autografar exemplares.

Os eventos serão oferecidos a alunos da rede pública de ensino, mas têm entrada franca ao público em geral.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

SERVIÇO
O QUE: Lançamento do livro infanto-juvenil “Raízes: histórias dos povos originários do Brasil”
QUEM: Cintia Garcia
QUANDO: Quarta-feira (26/10) às 15h; quinta-feira (27/10) às 10h; segunda-feira (31/10) às 14h e sexta-feira (4/11) às 14h
ONDE: Dia 26 e 27 na Biblioteca Sucursal do Roosevelt; Dia 31 no CEU Campo Alegre e dia 4/11 no CEU Pai Nêgo no Shopping Park.
CLASSIFICAÇÃO: livre
ENTRADA FRANCA


VEJA TAMBÉM:

• Temperatura média em Uberlândia subiu 0,3ºC na última década

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90