Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/10/2022 às 09h00min - Atualizada em 20/10/2022 às 09h00min

Operação da Polícia Federal combate fraude no Auxílio Emergencial; mandado é cumprido em Uberaba

Força-tarefa investiga atuação de organizações criminosas e conjuntos fraudulentos

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

Agentes da Polícia Federal (PF) cumprem, nesta quinta-feira (20), 17 mandados de busca e apreensão e 25 bloqueios de contas bancárias durante a "Operação Subitis Auxilium", que investiga fraudes no Auxílio Emergencial em Minas Gerais. Um dos alvos da força-tarefa foi identificado em Uberaba.

A linha de trabalho adotada pela Polícia envolve pagamentos indevidos identificados e processados dentro de ferramentas de inteligências da PF, buscando identificar a atuação de organizações criminosas e conjuntos de fraudes com denominadores comuns. O objetivo da operação é desestruturar ações que causam malefícios ao programa assistencial e,  por consequência, atinge uma parcela da população que necessita do benefício.

As informações iniciais são oriundas da Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial (BNFAE), mantida pela Coordenação Geral de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal, integrada por dados remetidos à Polícia Federal após a análise e confirmação pela Caixa das comunicações de irregularidades referentes ao pagamento fraudulento do auxílio.

A Polícia Federal deflagrou a 3ª e a 4ª fase. Com relação à terceira, após análise e cruzamento dos dados fornecidos pela Caixa, foram identificados imóveis possivelmente vinculados aos titulares das fraudes, os quais foram objeto de nove mandados de busca e apreensão nos municípios mineiros de Belo Horizonte, Nova Lima, Santa Luzia, Governador Valadares e Montes Claros. 



Já no que se refere à 4ª fase, os imóveis supostamente identificados como relacionados aos fraudadores foram objeto de oito mandados de busca e apreensão nos seguintes municípios de Minas Gerais: Belo Horizonte, Ponte Nova, Lagoa Santa, Sete Lagoas, Paracatu, Uberaba, São Sebastião do Paraíso e São Francisco, sendo também realizados bloqueios de 25 contas bancárias ligadas aos investigados.

O inquérito policial referente a 1ª e 2ª fases da Operação Subitis Auxiulium foi finalizado com 48 pessoas indiciadas em vários crimes, dentre eles furto qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro, de acordo com cada caso investigado, além do bloqueio de dezenas de contas bancárias, sendo cumpridos, em 2021, 80 mandados de busca e apreensão em imóveis ligados aos investigados, 17 bloqueios de contas e 13 medidas cautelares diversas da prisão vinculados ao citado inquérito.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Fábrica de carvão pega fogo em Araguari

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90