Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/10/2022 às 14h00min - Atualizada em 16/10/2022 às 14h00min

Estudantes e cursinhos se preparam para nova prova da 1ª fase do vestibular da UFU

Exame será aplicado novamente no dia 23 de outubro; candidatos se preocupam com nova data, que é próxima do Enem

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Em razão do imprevisto, cerca de 20 mil inscritos no vestibular poderão fazer novamente o exame | Foto: Comunica UFU

O reagendamento da primeira fase do vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desorganizou o calendário de muitos estudantes que agora precisam correr contra o tempo para conseguir revisar os estudos e prestar novamente o exame. O cancelamento da primeira etapa do certame aconteceu em agosto deste ano após uma queda de energia interromper a aplicação das provas. 

Em razão do imprevisto, cerca de 20 mil inscritos no vestibular poderão fazer novamente o exame, que foi remarcado para o dia 23 de outubro. Já a segunda etapa acontecerá no dia 27 de novembro. 

A Giulia Lucas Costa, de 18 anos, está entre os candidatos que foram prejudicados pelo apagão que ocorreu no campus Santa Mônica. Mesmo com desânimo e preocupação, a estudante está se preparando para fazer a prova da primeira etapa de novo e tentar uma vaga no curso de psicologia. 

“Fazer vestibular, pra mim, já é estressante e causa muita ansiedade. Afetou todo o planejamento e foi uma situação bem confusa que me deixou bem desanimada com o vestibular”.

Além da readequação dos estudos, Giulia terá um gasto extra para vir até Uberlândia e refazer o exame, já que ela mora em Uberaba. “O gasto com transporte não chega a ser tão grande, comparado com o que outros amigos de outros estados irão gastar para poder fazer a reaplicação. Mas ainda assim, por eu ter mais vestibulares fora da minha cidade, e ter que gastar com isso, é algo que também me chateou”.

Christian Nathan Camargos Marcelino, de 21 anos, vem se preparando desde março para prestar o vestibular da UFU, buscando uma vaga no curso de relações internacionais. Ele também estava no Campus Santa Mônica quando houve a queda de energia e se sentiu prejudicado com o cancelamento da prova. 

Christian precisou readequar os estudos, mas já se sente desanimado com mais tempo de estudos. Segundo ele, além de se preparar para a prova da UFU, também precisa estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 13 e 20 de novembro. 

 “É super frustrante e complicado, principalmente para aqueles que tinham planos. Ninguém quer perder mais um fim de semana passando estresse, fazendo uma prova que pode definir seu futuro. Eu, pelo menos, como já estou desesperançoso com o vestibular, nem penso que caso eu passe pra segunda fase, serão 3 domingos seguidos de provas em novembro. Só de imaginar já cansa, ainda mais que também irei prestar o Enem”.

ESCOLAS
As escolas e cursos de pré-vestibular, em Uberlândia, também tiveram que alterar os planos e uma readequação de calendário foi necessária para atender os candidatos que farão o vestibular novamente.

Segundo Flávio Santos, coordenador do pré-vestibular do Colégio Gabarito, a unidade escolar já começou a revisão de conteúdo programático da primeira fase. Porém, no meio do processo, tem o Enem, que dificulta o prazo de estudos. 

“Continuamos o conteúdo programático da apostila e, a partir dessa semana, focamos especificamente e exclusivamente na revisão da 1ª fase UFU, para rever todo o conteúdo dado e os alunos chegarem no dia 23 extremamente preparados. Já para a segunda fase, vai ser um fim de semana do Enem. Com isso, passada a primeira fase, voltamos a atenção ao Enem, começa a revisão para o Enem e, na semana seguinte, fazemos uma revisão da 2ª fase da UFU”.

Ao todo, segundo Flávio, mais de dois mil alunos deverão refazer o vestibular da UFU. “O cancelamento do vestibular foi necessário porque, a partir do momento que houve o apagão, o processo perdeu o sigilo e a isonomia e, para que os alunos não fiquem prejudicados, a melhor ação tomada seria o cancelamento. Mas trouxe pra gente, algumas situações que precisaram ser controladas, principalmente se tratando de uma nova adequação do conteúdo programático”.

Além do conteúdo, a escola tem feito acompanhamento psicológico com os alunos que deverão refazer a prova. “Acredito que houve um prejuízo emocional, levando em consideração que ninguém esperava esse cancelamento. Mas a escola, diariamente, trabalha para que os alunos consigam, de alguma maneira, relevar todo esse problema que existiu para que eles consigam se preparar”, disse Flávio.

Essa também é uma das preocupações do Colégio Nacional. De acordo com Mauro Sérgio Toledo, diretor de pré-vestibular, o cancelamento da prova trouxe prejuízo mais emocional do que de conteúdo para os alunos do colégio. 

“Em termos de conteúdo não. Nos termos emocionais sim, pois refazer um processo seletivo traz um desgaste muito grande. Vários alunos tiveram desempenhos muito bons, e teoricamente estariam na segunda fase, vai ter que passar novamente por esse processo”. 

O colégio também conta com uma equipe de psicologia para acompanhar os estudantes, mas não apenas para a situação específica da UFU.

“Não apenas para trabalhar essa demanda específica, que obviamente trouxe uma demanda de alunos que ficaram emocionalmente abatidos, mas a escola já tem um setor de psicologia que trabalha tanto atendimentos individualizados como atividades em grupo, e tudo isso foi muito bem trabalhado a partir do momento que a prova foi cancelada”, disse Mauro.

No quesito revisão, no Nacional já está ocorrendo, tanto que não houve descanso na chamada “Semana do Saco Cheio”, que normalmente acontece em outubro. Mas, mesmo assim, Mauro acredita que os estudantes já estão bem preparados pelo trabalho realizado anteriormente ao cancelamento, incluindo visando a prova do Enem. 

“Na verdade, todos os alunos já tinham feito uma preparação muito bem feita, desde janeiro até julho e fizemos um intensivo no mês de agosto para o vestibular. Com o cancelamento do vestibular, foi feita uma readequação do calendário, onde a partir do vestibular, os alunos começaram uma preparação para o Enem e fizeram uma etapa dessa preparação até a última terça-feira (11), com a realização de um simulado”. 

O diretor disse que é preciso, inclusive, readequar o novo horário escolhido pela comissão da UFU para a realização da prova, que será das 9h às 14h30. “A partir desta quinta (13) iniciaram uma preparação, um intensivo para o vestibular da UFU, com um simulado neste novo horário, que precisa ser treinado. Um horário totalmente atípico. Não existe isso de o aluno ficar sem horário de almoço”.

APAGÃO
Durante a primeira fase do vestibular da UFU, em 21 de agosto, houve uma queda de energia em dois locais de prova, o campus Santa Mônica e na Escola Estadual Professor Domingos Pimentel de Ulhôa, que deixou os locais sem iluminação durante horas.

Inicialmente, a UFU anunciou que os estudantes que prestaram o vestibular e se sentiram prejudicados com a queda de energia poderiam refazer a prova. Porém, após pressão de escolas e alunos, no dia 24 de agosto, a universidade anunciou o cancelamento da primeira fase para todos.

Com isso, foram remarcadas as novas datas para a aplicação das provas, sem a abertura de novas inscrições ou alterações no cadastro realizado pelos candidatos.
 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90