Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/10/2022 às 09h30min - Atualizada em 12/10/2022 às 09h30min

Dmae recolhe 250 toneladas de lixo e areia por mês na ETE Uberabinha

Materiais descartados de forma incorreta podem causar danos no fluxo da rede de esgoto

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Gerente do Dmae explica que garrafas pet e produtos de beleza são encontrados frequentemente no gradeado I Foto: PMU/Divulgação

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) recolhe, em média, cerca de 250 toneladas de areia e lixo por mês na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. Projetada para esgoto sanitário, que é basicamente líquido, a rede pode entupir quando resíduos sólidos são descartados nela e ocasionar refluxo nas residências.

O gerente de tratamento de esgoto do Dmae, Marcelo Costa, destaca outros itens que também são encontrados presos ao gradeado, como garrafas pet, sacos de estopa, embalagens de remédios e produtos de beleza. Resíduos desse tipo devem ser destinados de forma correta para não gerar problemas futuros. “O Dmae disponibiliza o serviço de coleta de lixo, que atende todo o perímetro urbano, além da coleta seletiva. Então, o descarte incorreto pode ser evitado”, disse Marcelo.

Durante as chuvas, ocorre um agravante decorrente das ligações cruzadas que ocasionam refluxos nos poços de visita (PVs ou bueiros) e nas residências, além do entupimento das redes devido ao descarte incorreto de lixo. Ligar a rede pluvial direto na rede de esgoto sanitário pode impactar em refluxo em vias públicas ou residências, como explica o gerente de manutenção em redes de água e esgoto do Dmae, Lucas Rocha. “Em período de chuva, ocorre um aumento no volume do esgoto devido às ligações cruzadas das residências, transformando a rede de conduto livre para forçado e transbordando nos pontos mais baixos”, pontuou.

Lucas também chama a atenção para o descarte incorreto de gordura realizado nas casas, uma vez que, junto de fios de cabelo e outros itens, gera uma espécie de bucha que obstrui a rede de esgoto. Para o gerente de manutenção em redes de água e esgoto, também é necessário observar o destino dos elementos.“Fazer a limpeza da caixinha de gordura, recolher fios de cabelo e outros é essencial para que esse material não vá para a rede e cause transtornos”, argumentou o gerente.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Ternos  comemoram os 145 anos da Festa do Congado em Uberlândia



 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90