Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/10/2022 às 11h50min - Atualizada em 10/10/2022 às 11h50min

Ternos comemoram os 145 anos da Festa do Congado em Uberlândia

Evento tradicional da cultura uberlandense termina nesta segunda-feira (10)

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Novenas com terços e missas acontecem no município desde o fim de setembro
A celebração aos 145 anos da Festa do Congado reuniu, no último fim de semana, milhares de devotos pelas ruas centrais de Uberlândia. O primeiro dia do encerramento contou com desfile ao longo da avenida Floriano Peixoto até as apresentações e descida dos mastros na Praça do Rosário. Desde o fim de setembro, são realizadas novenas com terços e missas.

A programação completa é de responsabilidade da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A edição de 2022 foi marcada pelo retorno dos ternos às ruas após o período de isolamento social, devido à pandemia de covid-19. A festa em Uberlândia termina nesta segunda-feira (10).

Durante as celebrações, o prefeito Odelmo Leão esteve presente na Praça do Rosário. “O Congado é um patrimônio que encanta pela cultura e história, e somos gratos por Uberlândia ter essa tradição sendo repassada com os ternos e atrair tanta gente. São 145 anos, e pretendemos sempre fomentar a celebração para todas as gerações”, pontuou.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Acompanhado do irmão e da prima, o dançarino Guilherme Santos prestigiou de perto, por mais um ano, as apresentações dos ternos. “Vejo a grandeza cultural e da arte das pessoas se reunirem todos os anos, e trazendo o público mais para perto dessa tradição que é muito linda. O apoio municipal é sempre importante para que a gente consiga manter e cultivar essa essência linda que é o Congado de Uberlândia”, destacou.

Na direção administrativa da Irmandade, Cláudio Eduardo Rodrigues expôs a satisfação de ocupar as ruas com muita festa, trajes elaborados e a devoção. “O Município é grande apoiador da nossa festa tem alguns anos, por meio de projetos de lei e apoio logístico nas mais variadas áreas. É muito significativo pela história de resistência dessa festa, cultural e religiosa”, apontou.

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90