Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/10/2022 às 19h03min - Atualizada em 06/10/2022 às 19h03min

Após bloqueio orçamentário, UFU manifesta preocupação e teme paralisação de serviços

Segundo reitor da instituição, novo contingenciamento resultou em uma perda de aproximadamente 10% dos recursos previstos para 2022

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) manifestou preocupação com o bloqueio orçamentário nas universidades e institutos federais, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (5). Segundo o reitor, Valder Steffen Junior, o novo contingenciamento, somado com o anterior, resultou em uma perda de aproximadamente 10% dos recursos de custeio para a instituição previstos em 2022. 

Ainda de acordo com o reitor, as restrições orçamentárias irão causar graves dificuldades no cumprimento das metas planejadas. “A UFU terá, portanto, problemas para honrar os compromissos financeiros previamente assumidos com fornecedores e prestadores de serviço, bem como na oferta de novas bolsas de ensino, pesquisa e extensão”

Por fim, a universidade informou que tem atuado com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e frentes parlamentares na busca do restabelecimento orçamentário das universidades para que possam cumprir sua missão de formar profissionais altamente qualificados, de forma gratuita e socialmente referenciada, e, assim, contribuir para o desenvolvimento do nosso país.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

PROBLEMAS
Em junho deste ano, gestores da UFU já haviam anunciado que temiam pela paralisação de serviços de assistência estudantil e de atividades de ensino, pesquisa e extensão da instituição, após um bloqueio de R$ 19,3 milhões da verba federal que é encaminhada pelo Ministério da Educação (MEC). 

Na época, o anúncio foi feito em maio pelo Governo Federal. Desde então, apenas 50% da verba total foi liberada para os custeios das atividades universitárias da UFU. A manutenção do bloqueio da outra metade é o que preocupava os gestores da universidade. Segundo a pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Saraiva Calderari, até o serviço do restaurante universitário pode ficar comprometido para o restante do ano.

“Sem esse recurso terei dificuldade com a manutenção dos RU’s. O contrato foi firmado em cima da Lei Orçamentária Anual (LOA) aprovada para 2022. Se não tiver o desbloqueio teremos dificuldades nos contratos. Não é só o restaurante. Temos contratos na área de esporte, auxílios dos estudantes assistidos. Tentamos resguardar os auxílios e outros contratos da instituição como limpeza, vigilância, manutenções em geral, como prioridade. Mas, caso não possamos receber, teremos dificuldades”, afirmou.

 

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90