Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/09/2022 às 18h28min - Atualizada em 27/09/2022 às 18h28min

Sistema de videomonitoramento é instalado na zona rural de Uberlândia

Parceria entre a PMU, PM e Sindicato Rural promoveu a instalação de 68 câmeras em pontos estratégicos; expectativa é que mais 20 equipamentos sejam colocados na região

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Novo sistema abrange distritos, comunidades e estradas vicinais do município | Foto: PMU/Divulgação

A Prefeitura de Uberlândia anunciou, na tarde desta terça-feira (27), o lançamento da primeira etapa do Sistema de Videomonitoramento da Zona Rural, em parceria com a Polícia Militar (PM) e o Sindicato Rural (SRU). O novo sistema abrange distritos, comunidades e estradas vicinais do município. 

Ao todo, foram implantadas, na primeira etapa, 68 câmeras em pontos estratégicos, que terão capacidade de fazer a identificação de placas de veículos, captação e processamento de imagens em alta qualidade. Um investimento de mais de R$ 800 mil.

“É uma iniciativa feita com a PM, o Sindicato Rural e os conselhos rurais. Agora temos que prosseguir. Na próxima etapa vamos pra mais 20 câmeras e podemos chegar em até 200 câmeras. Então, o que for necessário ser feito para levar segurança para o homem do campo, a Prefeitura trabalhará para poder executar”, disse o prefeito Odelmo Leão.

O projeto prevê a instalação de 84 câmeras, sendo 43 câmeras para análise de dados, 39 para leitura de placas e, as demais, serão tipo "olho vivo", utilizadas para monitorar ativamente a zona rural. As imagens captadas ficam armazenadas em uma central da própria Prefeitura, com possibilidade de acesso em tempo real.

“A orientação para a instalação das câmeras é feita pelo Comando da PM, através do seu trabalho de olhar onde há a necessidade, é determinado que o próximo local será ali. Nós seguimos essa orientação e executamos”, lembrou o prefeito.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 

De acordo com o comandante da 9ª Região da Polícia Militar (9ª RPM), coronel Fernando Reis, o fortalecimento do patrulhamento rural é uma ação prevista no plano estratégico da PM. “Essa iniciativa se casa perfeitamente com a ação da PM. Nós estamos vindo de um processo de discussão com a PMU e o SRU, buscando sempre a melhoria da segurança do homem do campo”.

O comandante reforça que o videomonitoramento se junta ao Cartão do Produtor Rural e ao geoprocessamento na prevenção criminal na área rural de Uberlândia. “A tecnologia é uma grande aliada. Especificamente para a segurança pública é ainda mais. Essa iniciativa de colocar na zona rural é pioneira. Saímos à frente de outras localidades. Vai ajudar muito a PM na prevenção criminal na zona rural”.

O presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Silveira, disse que a iniciativa faz parte de um conjunto de ações do Sindicato, junto com conselhos rurais, que pleiteou à Prefeitura que tivesse atenção dobrada com o campo.

“Nós temos uma situação de muita vulnerabilidade, uma malha de rodovias de acesso à zona rural muito extensa e de chegada da Polícia. O Cartão do Produtor conseguiu dar o endereço às propriedades e o videomonitoramento poderemos enxergar o que acontece diuturnamente, os veículos que entram e saem, com o sistema da PM que é capaz veloz para levar informação ao policial que tome ações efetivas”.


VEJA TAMBÉM:

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90