Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/09/2022 às 14h20min - Atualizada em 27/09/2022 às 14h20min

Vacinação poliomielite: quase 19 mil crianças ainda não foram imunizadas em Uberlândia

Campanha de imunização termina na próxima sexta-feira (30); até o momento, município alcançou 56% do público-alvo

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Município oferece doses em 74 salas de vacinação I Foto: Divulgação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será encerrada na próxima sexta-feira (30) em Uberlândia. Enquanto a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é atingir 95% do público-alvo, a cidade alcançou apenas 56% da meta, o que significa que quase 19 mil crianças ainda não receberam a dose.

 

Os dados de Uberlândia também refletem a realidade do país, onde a cobertura vacinal divulgada no último sábado (24), pelo Ministério da Saúde, revela a imunização de 41% do público-alvo (6 milhões de 14,3 milhões).

 

Para oferecer a vacina, a Prefeitura de Uberlândia disponibiliza as doses em 74 salas de vacinação de unidades municipais de saúde. Para facilitar ainda mais o acesso dos pais, as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) funcionarão, nesta quarta (28) e quinta-feira (29), até às 19h. 

Além de busca ativa junto aos pais por meio dos contatos disponíveis nas respectivas unidades de referência, também foi iniciada ação em todas as escolas municipais e em algumas da rede particular com o objetivo de imunizar os estudantes. O trabalho é uma parceria das secretarias municipais de Saúde, por meio do Programa Saúde Escolar e do Programa Municipal de Imunização e da rede de Atenção Primária, e de Educação.

 

“A vacina contra a polio é uma vacina de campanha, então mesmo com o cartão em dia, as crianças com idade entre um e cinco anos devem receber a gotinha. A paralisia infantil já retornou em vários países e, infelizmente, no Brasil estamos aguardando onde e quando será o primeiro caso devido à baixa cobertura de rotina e da campanha. Precisamos de responsabilidade dos pais nesse momento tão importante”, afirmou a coordenadora do Programa de Imunização da Prefeitura de Uberlândia, Cláubia Oliveira.

 

MULTIVACINAÇÃO

Em relação à Campanha de Multivacinação, que também será encerrada na sexta (30), ela serve para atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e jovens de zero a 15 anos de idade. 

 

O Município tem à disposição 74 salas de vacina. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) elas estarão funcionando das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), será das 8h às 18h, sendo que as unidades dos bairros Brasil e Tocantins, devido ao Horário do Trabalhador, funcionam até as 20h.  Nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) – exceto Morumbi, São Jorge –, também haverá vacinação. O horário de atendimento é das 8h às 20h.

 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Imunização contra a raiva atinge 94% da meta em Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90