Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/09/2022 às 10h00min - Atualizada em 15/09/2022 às 10h00min

ETA Bom Jardim e Sucupira apresentam queda no volume de água, em Uberlândia

Período de estiagem começou a afetar nível dos reservatórios; consumo por habitante tem salto de 1,3% em setembro

SÍLVIO AZEVEDO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Nível da estação Bom Jardim apresentou queda de 20 cm em setembro I Foto: SECOM/PMU
O período de estiagem, com mais de 120 dias sem chuvas significativas, começou a impactar os reservatórios de Uberlândia. De acordo com dados do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), dois dos três canais de captação de água tiveram uma leve redução do volume entre agosto e setembro deste ano. Na contramão, o consumo de água por habitante teve um aumento de 1,3% neste mês.
 
O levantamento repassado ao Diário aponta que a Estação Bom Jardim passou de 2,99 m para 2,79 m, o que equivale a uma diminuição de 20 cm no nível. Já na Estação Sucupira, a redução foi menor, de 2,94 m para 2,87 m (7 cm). O volume da represa Capim Branco não sofreu alterações, pois, segundo o Dmae, está à jusante de duas outras represas, a de Miranda e de Nova Ponte.
 
A situação ainda é considerada dentro da normalidade pela autarquia. Mesmo sem perspectiva de chuvas, o Dmae garante que não há risco de desabastecimento na cidade, mesmo porque os níveis dos reservatórios estão dentro do esperado para o período de estiagem.
 
“Além disso, com a inauguração da terceira Estação de Tratamento de Água, no ano passado, a segurança hídrica de Uberlândia está garantida. Com capacidade para tratar 2 mil litros por segundo, a ETA Capim Branco, já produziu em um ano mais de 17 milhões de metros cúbicos de água. A ETA complementa os dois sistemas já existentes (Sucupira e Bom Jardim), que juntos têm capacidade de fornecer água para 1,5 milhão de habitantes”, informou o Dmae via nota.
 
Os dados apontam também que o consumo de água por habitante, ao contrário do volume dos reservatórios, teve um aumento de 1,3% em setembro, passando de 260,5 litros em agosto, para 264,3 litros. Se comparado o consumo per capta em Uberlândia de janeiro a setembro de 2022, em relação ao mesmo período de 2021, a alta foi de 2,4%, saltando de 2.272 litros para 2.326,56 litros.
 
A previsão para a retomada das chuvas na cidade ainda é pequena. Segundo informações do Climatempo, existe uma possibilidade de precipitações nesta quinta-feira (15), porém, segundo o meteorologista Rildo Costa, a probabilidade é baixa, assim como o volume.
 
“O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), prevê apenas pancadas de chuva, com a probabilidade de 10% de precipitação. Se ocorrer será algo bem insignificante, entre 1 e 2 mm. Penso que o tempo, principalmente fim de tarde pra noite o tempo ficará com muitas nuvens e teremos pancadas de chuvas”, informou.
 
O climatologista explicou ainda por que, mesmo com a chegada de uma frente fria para boa parte do país, a região do Triângulo Mineiro não é afetada. “Nossa região está muito dentro do continente, então sentimos o efeito da continentalidade. As grandes massas úmidas que o Brasil tem são os oceanos e a Amazônia. Nós estamos muito longe do oceano e nossa chuva vem da região Amazônica. Nesse período é muito comum a gente ter um bloqueio de uma massa de ar e quente e seco na região central do país”.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
Rildo disse ainda que, entrando na primavera, no final de setembro, a tendência é que essa massa quente e seca comece a dissipar e as massas de ar quente e úmida, que vem da Amazônia, tragam chuvas.
 
Ainda assim, o especialista reforçou que o período mais chuvoso, normalmente, é entre os meses de dezembro e fevereiro. “Nossa chuva é e, aproximadamente 1,5 mil mm anuais, e 80% é concentrado, basicamente, nesses meses. E janeiro é o que mais chove, com quase 500 mm. Nosso período chuvoso ainda vai começar”, adiantou.
 
DIA MAIS QUENTE
Segundo o Inmet, Uberlândia registrou a temperatura mais quente do ano na última segunda-feira (12) e entrou na lista das 50 cidades mais quentes do país. Com os 35,4°C, o município estava no 36º lugar da lista. Nesta quarta (14), a previsão apontou que os termômetros chegariam a marcar 38°C.
 
Além de Uberlândia, compunham a lista cidades da região como Ituiutaba (39,9°C), Conceição das Alagoas (38,6°C), Campina Verde (38,4°C), Uberaba (35,7°C) e Sacramento (35°C).

 
VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90