Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/09/2022 às 13h00min - Atualizada em 11/09/2022 às 13h00min

Psiquiatra de Uberlândia desenvolve aplicativo gratuito para auxiliar pacientes com transtorno bipolar

App “Estabiliza” registra o humor do usuário e ajuda no rastreamento de sintomas

SÍLVIO AZEVEDO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Foi durante um tratamento contra a depressão que o estudante Caio Coutinho, de 23 anos, descobriu que possuía o chamado Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). O diagnóstico veio durante a pandemia, após repentinas mudanças de humor e iniciar um tratamento à base de carbonato de lítio, recomendado para quem tem a doença psiquiátrica.
 
“O TAB afeta meu dia a dia de várias formas. Meu sono, por exemplo, precisa ser bem regulado porque há tempos em que estou um pouco mais elétrico, e outros estou mais cansado ou desanimado. Também preciso ficar atento ao consumo de álcool que, apesar de não ser indicado, eu ainda faço. E dependendo da concentração pode mudar o meu humor pra melhor ou pior, e afetar o sono também”, contou o estudante.
 
Atualmente, Caio faz acompanhamento com um psiquiatra e faz a consulta uma vez a cada dois, ou três meses, e pretende voltar com a psicóloga. Tudo isso, além da medicação, ajuda o estudante a controlar os efeitos do TAB.
 
“No ano passado eu fiquei sem a medicação por duas ou três semanas e tive sintomas de mania. Então na época eu gastei exageradamente, dormia pouco e mesmo assim tinha muita energia pra gastar. Também senti um pouco de mania de perseguição, então algumas relações de amizade foram bastante prejudicadas”.
 
Caio não é o único a enfrentar o problema. De acordo com a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB), aproximadamente 6 milhões de brasileiros sofrem da doença. A causa ainda é desconhecida, mas estudos realizados por especialistas ao redor do mundo sugerem que o problema pode estar associado a alterações em áreas do cérebro e nos níveis de neurotransmissores, como noradrenalina e serotonina.
 
Buscando uma forma de auxiliar as pessoas que sofrem com o TAB, o psiquiatra Renato Silva criou um aplicativo para dispositivos móveis chamado “Estabiliza”, que promete ajudar pessoas com bipolaridade, registrando o humor do usuário de forma simples e fácil.
 
“A ideia do aplicativo surgiu da necessidade que eu identifiquei na minha prática clínica, já que trabalho especificamente com transtorno bipolar e a gente não tinha nenhum aplicativo brasileiro que fizesse a parte importantíssima e necessária do tratamento, que é monitorar o humor da pessoa. Foram mais de 10 meses no desenvolvimento do aplicativo vendo cada detalhe, que é importante para que o bipolar tenha resultado, consiga estabilizar e levar uma vida mais leve e utilizar o aplicativo como uma das ferramentas desse caminho”, explicou o idealizador.
 
A forma de navegação é fácil e bem convidativa, composta de três seções principais que permitem acompanhar o humor, monitorar o estilo de vida e incentivar o aprendizado a respeito da bipolaridade.



• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 

“Esse é o primeiro e único aplicativo no Brasil e, mais do que isso, no mundo inteiro que tem além da parte de monitoramento de humor, que é onde outros aplicativos disponíveis do mundo param. Nós acrescentamos duas outras funções que só existem nele, que é uma sessão que tem a função da pessoa realize mudanças no estilo de vida para melhorar e estabilizar o humor e uma terceira grande função que é de aprendizado, que através do app, tem acesso a artigos e vídeos que explicam melhor sobre a bipolaridade e como vencer os sintomas”, disse o especialista.

 
Por meio do aplicativo, o paciente faz registros diários sobre sua disposição, suas emoções e pode complementar com escalas sobre os níveis de ansiedade, concentração, irritabilidade, apetite, desejo sexual e impulso para gastos. As informações são importantes para rastrear os sintomas de mania e depressão.
 
“A pessoa coloca diariamente como está o seu humor e isso gera um relatório, que ajuda na prática, de decidir qual a conduta médica, o tratamento mais adequado a partir desses dados que o usuário informa”, explicou o psiquiatra.
 
Pela plataforma, o paciente agenda lembretes para fazer os registros em um horário específico, pode cadastrar o uso de medicamentos e a marcação de consultas, além de acrescentar informações sobre qualidade do sono, exposição à luz natural e nutrição. Os dados podem ser visualizados em gráficos semanais, mensais e anuais.
 
TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR (TAB)
O Transtorno Afetivo Bipolar, que é uma doença psiquiátrica relacionada ao humor, é uma condição frequente e tratável. Entre os sintomas estão autoestima inflada (grandiosidade), redução da necessidade do sono, gastos excessivos, falar mais que o habitual, apresentar pressão no discurso, sendo difícil de interromper, distração, envolvimento com atividades de risco, como abuso de substâncias e atividades físicas de risco. Além disso, a linha de raciocínio não é linear, ou seja, a pessoa apresenta muito o que quer falar, mas nunca chega ao objetivo.
 
Para identificar o quadro de transtorno bipolar é necessário um diagnóstico psiquiátrico e até mesmo a realização de alguns exames. Além disso, existem 3 variações do TAB. O tipo 1 é aquele que o paciente apresenta episódios de mania e como muitos sintomas depressivos e psicóticos, o tipo 2, no qual o paciente apresenta episódios baixos ou moderados de mania, que não geram grandes alterações na vida da pessoa e o tipo 3, que são episódios de mania causados por medicação. 


 
                                                           
 
App permite registros diários a respeito da disposição física e emoções I Foto: REPRODUÇÃO
 

PARA USAR
A ferramenta gratuita pode ser baixada nas lojas de aplicativos para celulares App Store (para sistemas iOS) e na Play Store (para dispositivos Android). Basta pesquisar por “Estabiliza”.


VEJA TAMBÉM:
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90