Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/09/2022 às 09h25min - Atualizada em 02/09/2022 às 09h25min

Uberlândia mobiliza força-tarefa para ampliar esquema vacinal contra a poliomielite

Município tem feito a aplicação da vacina dentro de escolas públicas e em algumas particulares

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Cobertura vacinal contra a paralisia infantil está em apenas 36% I Foto: Valter de Paula/Secom/PMU

Para ampliar o esquema vacinal contra a poliomielite, a Prefeitura de Uberlândia realiza uma ação de vacinação nas escolas do município. O objetivo da iniciativa é alcançar as crianças de um a menores de cinco anos, que devem tomar uma dose extra do imunizante. A estratégia vem em um momento de baixas coberturas vacinais e a situação de risco que o país enfrenta da reintrodução do vírus.

A ação é realizada em conjunto entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, atuando em todas as escolas municipais e em algumas da rede particular. Para facilitar a vacinação nas escolas, a equipe de apoio pede que os pais levem a respectiva caderneta de vacinação. A aplicação da dose extra da poliomielite ocorre no encerramento dos turnos, tanto da manhã quanto da tarde. Dessa forma, o objetivo da estratégia é otimizar a rotina dos pais.

A coordenadora do Programa de Imunização em Uberlândia, Cláubia Oliveira, reforça a importância de os pais imunizarem os filhos. A vacina é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil. “Já realizamos diversas ações para mobilizar a população, como o horário estendido de atendimento e o dia D de Vacinação, mas estamos muito abaixo da meta. Nosso ideal é de 95% de imunizados, porém, estamos com apenas 36%. Precisamos do apoio dos pais e responsáveis e lembramos que, para aqueles que não consigam que o filho seja imunizado nas escolas, todas as salas de vacina do município estão à disposição”, disse.

BUSCA ATIVA
Além da ação nas escolas, os agentes de saúde têm feito a busca ativa do público-alvo, que consiste em entrar em contato com os pais ou responsáveis por meio dos contatos disponíveis nas respectivas unidades de referência. 

O município tem à disposição 74 salas de vacina. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) elas estarão funcionando das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), será das 8h às 18h, sendo que as unidades dos bairros Brasil e Tocantins, devido ao Horário do Trabalhador, funcionam até as 20h.  Nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAI),  exceto Morumbi, São Jorge, também haverá vacinação. O horário de atendimento é das 8h às 20h.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

Bombeiros resgatam corpo de idoso que se afogou no Rio Araguari

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90