Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/08/2022 às 12h07min - Atualizada em 23/08/2022 às 12h07min

Serviços de castração animal e microchipagem são iniciados em Uberlândia

Clínica veterinária Pet House e Instituto SOS Pet realizarão 60 procedimentos por dia

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Expectativa é de que 300 castrações sejam feitas semanalmente I Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU

A Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta segunda (22), o projeto que visa o controle populacional para garantir a saúde de cães e gatos da cidade. As duas credenciadas em primeiro momento, a clínica veterinária Pet House e o Instituto SOS Pet serão responsáveis por 60 procedimentos diariamente, com previsão de 300 castrações por semana. As habilitadas farão também a microchipagem dos animais esterilizados, facilitando a identificação e evitando o abandono.

A convocação para os tutores levarem os animais é feita via SMS, com base na lista de espera do Centro de Controle de Zoonoses. Além dos cadastrados, também é priorizado o atendimento a ONGs e protetores independentes de baixa renda. Com 5,5 mil procedimenos previstos, o projeto busca promover uma política pública em prol do bem-estar animal, de acordo com o diretor do Zoológico, Amado Júnior. 

“A nossa prioridade é a castração, por ser um método mundialmente reconhecido por ser seguro, eficaz e ético. É uma política pública efetiva que continuará nos anos seguintes e complementa o convênio que a Prefeitura tem com o Hospital Veterinário da UFU, que soma mais de 18 mil animais ao longo de 14 anos. A partir de agora somam mais 5,5 mil procedimentos, dando um total de 7 mil animais nesse primeiro ano com esses dois projetos”, afirmou.

ATENDIMENTO
Pela manhã, os atendimentos ocorrem na clínica Pet House (20), enquanto à tarde são realizados no instituto SOS Pet (40). A abordagem inicial inclui análise médico veterinária dos parâmetros respiratórios, coração, pressão arterial, temperatura e o estado geral do animal para avaliar se o animal está apto à cirurgia. Antes do pré-operatório ainda é feito um hemograma do animal. O médico veterinário Roberto Sidnei destaca que a parceria foi pensada para oferecer um atendimento completo.

“Há vários anos que não vejo uma iniciativa tão bem sucedida, pois casa iniciativa pública e privada. Terminando a cirurgia comunicamos o tutor e combinamos o horário para o tutor buscar o animal. Quando retorna, ele é novamente recepcionado pela equipe que passam as medicações, instruções, curativos e nossos telefones de plantão”, explicou.

A manicure Bruna Almeida achou a cachorra Duquesa na rua, há três anos e meio. No aguardo da castração, ela comemorou a viabilidade do procedimento. “Acho essa atitude muito importante na sociedade, pois tem muitos cães de rua abandonados. A castração é muito importante, principalmente por causa do risco de doenças. Nos ajuda bastante financeiramente, pois é um gasto a menos”, pontuou.

Tutora do gato Dominique Toretto, a motorista Lucélia Guimarães já teve outra gata castrada graças ao convênio da Prefeitura com o Hospital Universitário da Universidade de Uberlândia (UFU). Ela aprovou a iniciativa. “Além da ajuda que tivemos, por ser um valor caro, fica meus agradecimentos por também ter a chipagem. Achei muito bacana essa campanha porque cuida dos nossos bichinhos para não sumirem, não ter aquele tanto de animal nas ruas com risco de sumirem e evitar doenças”, disse.

O Município segue com o chamamento aberto até 31 de dezembro para o pedido de credenciamento por parte de clínicas e hospitais médico-veterinários e/ou Organizações Não-governamentais (ONGs). Interessados devem ir na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Av. Anselmo Alves dos Santos, nº 600, no bairro Santa Mônica.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:


Empreendimento ameaça cerca de 200 espécies de aves em área do Córrego Mogi, em Uberlândia
 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90