04/08/2022 às 15h49min - Atualizada em 04/08/2022 às 15h49min

Camaru 2022: nova edição da exposição deve movimentar mais de R$ 60 milhões em Uberlândia

Feira acontecerá de 26 de agosto a 7 de setembro; além de shows de grandes artísticas, programação conta com leilões e competições

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Evento contará com shows de Henrique e Juliano, Jorge e Mateus, Alok, Gustavo Mioto e outros | Foto: Divulgação

A 58ª Exposição Agropecuária de Uberlândia acontecerá entre os dias 26 de agosto e 7 de setembro, no Parque de Exposições Camaru. A estimativa de público para os 15 dias de atividades, incluindo três dias de portões abertos, ultrapassa 350 mil pessoas. O evento deverá movimentar mais de R$ 60 milhões em negócios na cidade, gerando cerca de 5 mil postos de trabalho de forma direta e indireta em setores do agronegócio, comércio, trade turístico e na indústria do entretenimento.

A programação da feira contará com shows de grandes artistas do cenário musical, atividades de lazer, Rodeio Camaru, praça de alimentação, leilões, mostras e julgamentos de bovinos e de equinos, torneio leiteiro, provas equestres e atividades educativas. A solenidade de abertura oficial da exposição acontecerá no dia 25 de agosto, quinta-feira, às 10h, no auditório do Centro Administrativo do Sindicato Rural de Uberlândia. 

Shows
A agenda de shows do Camaru 2022 reunirá grandes artistas da música nas arenas do parque. As apresentações acontecerão no palco principal e no palco da arena de rodeio. 

Associados do Sindicato Rural de Uberlândia terão entrada franca todos os dias de evento na arena de shows e do rodeio. Nos dias 28, 29 e 31 de agosto, o Sindicato Rural de Uberlândia abrirá os portões do parque Camaru para entrada gratuita da população.

Confira a programação artística do Camaru 2022:
26/08 - Henrique & Juliano / Diego & Victor Hugo

27/08 - Abertura Rodeio - Guilherme & Benuto / Carvalho & Mariano

28/08 – Classificatória Rodeio seguida de show - João Carreiro / Zé Mauro e Arthur (Entrada franca)

29/08 - Final Rodeio seguida de show - Bruna Viola / Luiz Mazza (Entrada franca)

30/08 - Alok / Gustavo Mioto

31/08 - Rionegro & Solimões / D’Corpo Inteiro / Naessa / Heitor e Murilo (Entrada franca)

02/09 - Zé Neto & Cristiano / Netto & Henrique ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀

03/09 - Jorge & Mateus / Fred & Fabrício

06/09 – Cabaré – com Leonardo e Bruno & Marrone

07/09 - Show Infantil – Encanto no Parque
 

Os ingressos podem ser adquiridos no ponto de venda do Terminal Central ou de forma online pelo site https://baladapp.com.br/a/camaru-2022/2760
 

Mostra e exposições de bovinos
Uma das grandes novidades da exposição este ano será a realização da edição nacional da exposição da raça Gir Leiteiro, que acontecerá pela primeira vez em Uberlândia. A 22ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro será realizada de 28 de agosto a 03 de setembro. Os animais da raça começarão a chegar ao parque no dia 19 de agosto. O Torneio Leiteiro Camaru será de 28 a 31 de agosto e os julgamentos de 1º a 3 de setembro.

A raça Nelore também realizará exposição ranqueada durante a feira a partir de 30 de agosto, quando criadores e expositores darão entrada ao parque com seus animais. O gado Nelore será julgado nos dias 5, 6 e 7 de setembro.

Já a Associação Brasileiras dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) traz para os pecuaristas de todo o país uma grande oportunidade de conhecer umas das raças que mais crescem na pecuária brasileira. O Mega Encontro Senepol, que será realizado no Camaru 2022 é principal evento no calendário anual da entidade com palestras com temas de interesse dos criadores, entre eles o cruzamento de touro Senepol com fêmeas de outras raças, notadamente a Nelore, além de curso de cortes de carne e churrasco e palestras técnicas voltadas para criadores. O lounge da associação terá degustação de carne de Senepol e será ponto de apoio para dois leilões que acontecerão durante o evento.

Atividades equestres
A programação das atividades equestres também está repleta de atrações com as provas e exposição programadas para o Camaru. A partir do dia 25 de agosto, o parque começa a receber animais que participarão da 23ª Exposição Regional do Mangalarga Marchador. Os julgamentos da raça serão nos dias 26 e 27 no Complexo de Julgamentos.

Já as provas equestres, que são normalmente disputadas por atletas criadores da raça Quarto de Milha, este ano serão uma atração extra para os visitantes. No dia 27 acontece a prova de Ranch Sorting às 9 e as 18 horas na arena do rodeio (ingressos no site e pontos de vendas) e no dia 31 de agosto, aniversário de Uberlândia, a prova dos Três Tambores na pista de equinos, com entrada franca a partir das 9h.

A 20ª edição da Cavalgada Camaru acontece no dia 21 de agosto, a partir das 8h, com saída da avenida Rondon Pacheco, nº 6116. Os participantes se concentrarão ao lado do estádio Airton Borges de onde partirão às 10h rumo ao parque Camaru, onde serão recebidos com apresentações musicais de Caíque Costa e Wesley Moral. Os interessados em participar da cavalgada devem comparecer ao local com seus animais em bom estado de saúde e devidamente equipados. Não há necessidade de inscrição prévia e a entrada ao Parque Camaru será gratuita. Será exigido dos participantes, respeito e cumprimento da ordem de agentes de trânsito e de autoridades policiais.

Leilões
Na agenda de leilões do Camaru 2022 estão confirmados eventos presenciais e virtuais de raças bovinas e de equinos. No dia 28 de agosto, a partir do meio dia, acontece o 16º Leilão Cavalos do Brasil com oferta de animais das raças Mangalarga Marchador, Quarto de Milha e Paint Horse. Já nos dias 1º e 2 de setembro, a partir das 20h, acontecem leilões virtuais da raça Senepol com ponto de apoio no Spaço Senepol. Já o Leilão 60 Anos Fazenda Calciolândia, da raça Gir Leiteiro, será no dia 2 de setembro a partir das 20h30. Os leilões presenciais acontecerão no Tatersal de Elite do Camaru.

Rodeio Camaru
A emoção das montarias em touros está de volta ao Camaru 2022 com a etapa nacional da Associação dos Campeões de Rodeio. A abertura do evento será no sábado dia 27 de agosto com show de Guilherme & Benuto e Carvalho & Mariano na arena do rodeio (ingressos no site e pontos de venda). No dia 28 a classificatória será seguida de shows de João Carreiro e da dupla Zé Mauro&Arthur e no dia 29, após a grande final do rodeio, haverá shows de Bruna Viola e também do cantor Luiz Mazza. Nestes dias a entrada é gratuita. A atração terá ainda o rodeio infantil com montarias em carneiros.

Fazendinha Camaru
A Fazenda Escola Camaru, ou simplesmente Fazendinha Camaru, como é conhecida pela criançada, este ano será três vezes maior. Em uma área de 15 mil metros quadrados, os visitantes terão acesso a informações sobre produção sustentável de alimentos, com demonstração de cadeias da pecuária, incluindo bovinocultura de corte e de leite, hortas e lavouras plantadas no local. 

A exposição de aves, suínos, bovinos, equinos, peixes e apresentação de mini animais serão uma atração à parte para as crianças. Conceitos sobre a importância da preservação do meio ambiente são repassados aos visitantes com exposições do Projeto Buriti, Instituto Alexa e IFTM. 

A aplicação de tecnologia no campo vem este ano com o projeto inédito “Agro Lab” organizado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação. Em dias letivos o local promove visitas guiadas de alunos das redes municipal, estadual e privada de ensino. Milhares de famílias também passam pelo projeto durante os demais dias do evento. A estimativa é que mais de 30 mil pessoas visitem a atração.


 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »