Segundo dados repassados pela Superintendência Regional de Saúde (SRS), por meio de informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ao Governo Federal, até o momento, apenas 33,5% do grupo prioritário foi vacinado contra a influenza em Uberlândia. A baixa procura pela imunização em todo o país fez o Ministério da Saúde prorrogar a Campanha de Vacinação em todo o país até a próxima sexta-feira (24).
O índice divulgado pela SRS é muito abaixo do que as registradas nos anos de 2020 e 2021. Há dois anos, a cidade atingiu 100% de cobertura vacinal e no ano passado 88% do público-alvo foi imunizado.
Antes do início da Campanha de Vacinação Contra a Influenza, que começou no dia 4 de abril, a Prefeitura de Uberlândia havia divulgado que a cidade tem 228.800 pessoas aptas a receber a vacina durante a campanha. Na época, o objetivo do Município era vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.
A campanha contempla idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, além dos trabalhadores portuários.
A partir do dia 25 de junho, estados e municípios poderão ampliar a imunização para toda a população a partir de 6 meses, enquanto durarem os estoques.
O Diário de Uberlândia procurou a Secretaria Municipal de Saúde na última segunda-feira (20) e solicitou os dados municipais sobre a campanha de vacinação, além de um posicionamento sobre a baixa adesão à imunização, mas não houve retorno.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
LOCAIS DE VACINAÇÃO
Em Uberlândia, a vacinação ocorre em todas as salas de vacinação do município. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) o atendimento acontece das 8h às 18h e nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) das 7h30 às 16h30.
Nas salas de vacina das Unidades de Atendimento Integrados (UAIs) o atendimento acontece das 8h às 20h.
COVID-19
A vacinação contra a covid-19 poderá ser administrada de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de 12 anos de idade.
No entanto, é importante que seja priorizada a administração da vacina da covid-19 para as crianças de cinco a 11 anos de idade contempladas nos grupos prioritários para a influenza. Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas.
VEJA TAMBÉM: