Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/06/2022 às 16h50min - Atualizada em 07/06/2022 às 18h30min

Camelô: operação em Uberlândia termina com apreensão de 500 celulares e 700 mil em mercadorias

Força-tarefa teve como foco combate a receptação, sonegação de imposto e descaminho

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Principal foco da operação foi o Camelódromo Central I Foto: DIVULGAÇÃO/POLÍCIA MILITAR
Cerca de 500 celulares irregulares e outros equipamentos como smartwatches, cigarros eletrônicos e drones foram apreendidos nesta terça (7) durante a Operação Quadraginta, desencadeada pela Receita Federal em conjunto com o 17º Batalhão de Polícia Militar, em Uberlândia. Além do Camelódromo Central, outros seis pontos estratégicos foram verificados.
 
De acordo com o balanço preliminar, divulgado pela Receita Federal, o valor estimado das mercadorias é de aproximadamente R$ 700 mil. A declaração completa dos volumes de mercadorias apreendidas será divulgada nesta quarta (8). Segundo a Receita, os produtos foram retidos para verificação e investigação de origem. Caso não comprovada a regularidade, será instaurado procedimento administrativo que poderá resultar na aplicação da pena de perdimento e eventual representação para fins penais.

As mercadorias foram retiradas do mercado para evitar a concorrência desleal com os estabelecimentos que recolhem os tributos devidos e também como mecanismo de proteção ao consumidor. Segundo as investigações, muitos desses produtos são falsificados e vendidos como se fossem originais. 

A ação conjunta teve como foco o combate aos crimes de descaminho e receptação, de forma desestimular a prática do crime de sonegação, bem como de furtos e roubo. Ao longo da força-tarefa, foram fiscalizados pontos de estoques e receptações, bem como locais suspeitos de armazenamento de produtos ilícitos.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
A Operação Quadraginta mobilizou 24 policiais militares, 18 fiscais da Receita Federal e 15 viaturas da Polícia Militar e nove da Receita Federal. De acordo com o tenente-coronel Henrique, do 17º Batalhão de Polícia Militar, a operação Quadraginta foi deflagrada devido à grande quantidade de celulares que têm sido alvo de roubo e furto em Uberlândia. Segundo ele, diversos aparelhos têm sido comercializados como produtos usados na cidade, incentivando o comércio ilegal.

* Matéria atualizada às 18h para acréscimo de informações.





VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90