Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
31/05/2022 às 10h20min - Atualizada em 31/05/2022 às 10h20min

Após registro de 4,8 mil infecções por covid em maio, Prefeitura recomenda retomada do uso da máscara em locais fechados

Uberlândia teve média de 129 contaminações por dia neste mês; aumento do número de casos é superior a 600%

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Uso da máscara em locais fechados estás sendo recomendado, mesmo não sendo mais obrigatório I Foto: Rafael Portugal/Fio Cruz
Uberlândia registrou, em maio, um aumento superior a 600%, comparado ao mês anterior, no número de contaminações por covid-19. Até esta segunda (30), foram contabilizados 4.852 infectados, uma média de 129 por dia. Em abril, foram 655 casos positivos da doença e uma média de 21,5 a cada 24h. Diante do aumento de contaminados neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu, nesta terça (31), um alerta recomendando a retomada de hábitos e medidas de biossegurança.
 
Entre as recomendações está o uso de máscaras em ambientes fechados e por pessoas com sintomas respiratórios, a higienização das mãos, a prática do distanciamento social quando possível e a busca pela conclusão do esquema vacinal contra o coronavírus, sobretudo, em idosos e crianças.
 
Em nota técnica elaborada para a Prefeitura da Uberlândia, o infectologista Marcelo Simão Ferreira, que é membro do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), apontou que o aumento de casos confirmados na cidade coincide com a chegada da subvariante BA-2 da Ômicron no Brasil. Segundo a análise, em 20 dias, a incidência de casos foi 10 vezes superior e a expectativa é que essa elevação possa persistir pelos próximos dias.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 
Por esse motivo, como ação preventiva para evitar uma nova onda, a nota técnica reforça a importância do uso de máscaras e do comparecimento para imunização de crianças e de todos aqueles aptos à 3ª ou 4ª dose. A vacinação para adultos, adolescentes e crianças acima de 5 anos segue sendo realizada de segunda a sexta-feira, em qualquer uma das 65 salas de vacinação nas unidades de saúde da cidade.
 
Os endereços dos locais de vacinação podem ser consultados
no site da Prefeitura.

MORTES E INTERNAÇÕES
O número de vítimas pela doença, que em abril foi de apenas três registros, também voltou a apresentar crescimento neste mês. Em maio, até o último boletim epidemiológico divulgado nesta segunda (30), foram contabilizados 15 óbitos em detrimento da covid.
 
As internações também tiveram um salto superior a 50%. Em abril, foram 559 internações, contra 1019 em maio. A ocupação em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) segue com taxas de 100% para leitos no geral e 10% para os destinados ao tratamento exclusivo de pacientes com covid.
  

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90