Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/05/2022 às 11h00min - Atualizada em 14/05/2022 às 11h00min

Trupe de Truões inicia turnê com apresentações gratuitas em Minas Gerais

Companhia de teatro uberlandense fará performances em 28 cidades do estado

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Espetáculo é voltado para crianças e adultos | Foto: Valter Coutinho
Após praticamente dois anos sem realizar turnês fora de Uberlândia, a “Trupe de Truões” retoma as apresentações por Minas Gerais. De acordo com a companhia de teatro, 28 apresentações estão programadas para as regiões norte e centro-oeste do estado, entre os meses de maio e agosto deste ano.

Com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, as cidades receberão a apresentação gratuita do espetáculo “Rapunzel”, dentro do projeto “Diversão em Cena”, que desde 2010 é considerado um dos maiores programas de formação de público para o teatro infantil do Brasil.

Em 2020, devido à pandemia da covid-19, o programa estreou de maneira online, transmitido pelo Facebook do Diversão em Cena e pelo YouTube da Fundação ArcelorMittal, oferecendo uma programação infantil com espetáculos adaptados para o ambiente virtual de forma totalmente gratuita.

A temporada do programa Diversão em Cena em 2021 foi adaptada para o formato híbrido, proporcionando a experiência presencial, seguindo todos os protocolos de prevenção à covid, e mantendo o alcance proporcionado pelo formato online.

“Neste ano, o Diversão em Cena retorna ao formato presencial repleto de novidades com uma seleção de produções teatrais de qualidade, que serão disponibilizadas de maneira gratuita ou a preços populares em teatros, escolas e praças públicas, em 28 municípios de Minas Gerais”, informou a coordenadora de comunicação da Trupe de Truões, Amanda Barbosa.

Neste mês, a Trupe de Truões tem na agenda a circulação em 12 cidades: Riacho (14/5), Dois Córregos (15/5), Abadia (18/5), Santana (19/5), Monte Belo (20/5), Carbonita (21/5 e 28/5), Mercadinho (22/5), Desembargador (26/5), Planalto de Minas (27/5) e Senador Modestino (29/5).

O ESPETÁCULO   
Como um elemento norteador das montagens infantis, que é característica da Trupe de Truões, o grupo pesquisa a reelaboração de contos tradicionais, buscando em suas encenações o diálogo com aspectos da cena contemporânea.

A construção das cenas de Rapunzel deu-se por meio de improvisações, tendo-se como indutores jogos e brincadeiras infantis. A figura da narradora, representada por uma empregada doméstica chamada Celestina, emblematiza importantes opções estéticas que identificam a linguagem da Trupe de Truões.

A presença da personagem aponta para uma relação familiar contemporânea em que as crianças passam grande parte do tempo acompanhadas somente pelos trabalhadores domésticos. Outro dado significativo é que a atuação dessa narradora rompe a distância entre atores e plateia e empresta ao espetáculo um tom de contação de histórias.

“É um espetáculo lúdico, voltado tanto para crianças quanto para adultos. Um grande programa para toda família divertir-se. Vai ser um momento especial voltarmos à estrada e levar cultura e diversão para o público, que é o grande propósito do projeto Diversão em Cena, atendendo diversas comunidades com pouca ou nenhuma oferta cultural, localizadas fora dos centros urbanos, inclusive em áreas rurais”, finalizou Amanda Barbosa.

SERVIÇO
O QUE: Projeto Diversão em Cena
QUEM: Trupe de Truões
ONDE: 28 cidades de Minas Gerais
QUANDO: de maio a agosto de 2022

Ficha Técnica:
Texto: Leonardo Simões
Direção: Leonardo Simões e Paulo Merisio
Cenário e figurino: Ney Madeira
Elenco: Amanda Barbosa, Laís Batista e Ronan Vaz
Músico: Lucas Mali
Composição musical: Dante Carnevale e Eliane Dias
Classificação: Livre
Gênero: Comédia
Modalidade: Infantojuvenil
Produção executiva: Lara Pires
Produção geral: Estrupícios Produções Artísticas LTDA
Realização: Trupe de Truões


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90