Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/05/2022 às 13h20min - Atualizada em 02/05/2022 às 13h20min

Uberlândia registra queda de 56% no índice de veículos roubados

Segundo levantamento da Sejusp, furtos também tiveram redução de quase 30%

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Entre 2019 e 2021, furtos e roubos de automóveis caíram 29,8% e 56%, respectivamente I Foto: AGÊNCIA BRASIL
Dados compilados pela Secretaria de Estado de Justiça e de Segurança Pública (Sejusp) apontam uma queda nos índices de furtos e roubos de veículos em Uberlândia. Os números, analisados entre 2019 e 2021, mostram que as taxas de furtos e roubos de automóveis caíram 29,8% e 56%, respectivamente. O levantamento também traz percentuais contabilizados em todo o estado de Minas Gerais.
 
Segundo o balanço da secretaria, no primeiro ano analisado, foram contabilizados 1.711 crimes de furto, número que foi reduzido para 1.431 em 2020. Já no ano passado, a Polícia Militar (PM) registrou 1.201 casos da mesma natureza em Uberlândia. Entre janeiro e fevereiro de 2022, foram 212 ocorrências computadas.
 
O recuo no índice teve ainda mais destaque em relação aos roubos de automóveis. Em 2019, a cidade teve 756 veículos roubados contra 421 em 2020. A taxa caiu pouco mais de 56% em 2021, quando Uberlândia teve 331 crimes do tipo. Nos dois primeiros meses de 2022, a PM contabilizou 52 infrações, o menor número analisado dentro do período dos últimos três anos.
 
Na visão do Capitão da Polícia Militar, Elias Alves, os investimentos em tecnologia e setor de inteligência dentro da PM são os grandes responsáveis pela diminuição de furtos e roubos de veículos em Uberlândia. Em entrevista ao Diário, ele falou sobre os trabalhos de monitoramento e patrulhamento da corporação pelas regiões da cidade.
 
“Atualmente nós conseguimos obter informações de forma muito rápida. Nós conseguimos placas, endereços e identificações de autores por meio de um banco de dados. Hoje, a Polícia Militar possui uma rede muito grande de vídeo monitoramento e por isso temos condições de verificar câmeras públicas e privadas através de uma boa relação com outros órgãos”, explicou.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
O policial militar exemplificou como é realizado o trabalho da corporação em casos como estes. Quando a PM é acionada, os militares têm acesso a imagens de câmeras de segurança que conseguem flagrar informações básicas do veículo furtado ou roubado, tais como a placa e as condições do veículo e se ele realmente coincide com o automóvel que foi alvo de alguma prática ilícita.
 
A partir disso, a Polícia Militar se mobiliza para realizar ações de cerco e bloqueio, bem como implementar pontos de interceptação, o que geralmente leva a dois resultados: a prisão do autor ou a recuperação do veículo furtado ou roubado.
 
INTEGRAÇÃO ENTRE ÓRGÃOS
Ainda de acordo com o Capitão Elias Alves, uma maior integração entre órgãos de segurança pública tem permitido a obtenção de bons resultados a nível estadual. Segundo a Sejusp, as taxas de roubos e furtos de veículos também foram reduzidas em Minas Gerais. Entre 2019 e 2021, houve queda de 21,7% nos furtos e 45,1% nos roubos de automóveis.
 
Os trabalhos em conjunto com outras corporações militares, tais como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Polícia Civil (PC), devem ficar ainda mais constantes, já que Uberlândia está prestes a implementar o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), conforme revelado pelo policial militar.
 
“Em breve nós teremos esse centro que conta com uma vasta rede de monitoramento de câmeras. Nele, se insere a presença de outros órgãos, com cadeiras para a PRF, PC e outros. Havendo algum cenário crítico de relevância, nós vamos ter condições de reunir diferentes órgãos no mesmo local e isso facilita a tomada de decisão”, relatou Elias Alves.
 
Com o avanço da comunicação entre agentes de segurança, quem ganha é a população. Na visão do capitão da PM, a correlação entre as corporações funciona como um quebra-cabeças. “Quando temos instituições com o mesmo objetivo, nós conseguimos os resultados de forma mais rápida quando juntamos todas as peças. É como um quebra-cabeças, quando há uma melhor integração, essas peças se juntam”, explicou.
 
DICAS
O Capitão da PM deu dicas à população de como evitar ocorrências de furtos e roubos de veículos . De acordo com ele, é importante que o dono do veículo sempre se preocupe com o local de estacionamento e analise o perímetro, ligando o alerta para pontos como iluminação da via e se há movimento na região.
 
“É importante verificar se o veículo está trancado e é fundamental não deixar nada exposto dentro do veículo, colocando os objetos sempre no porta-malas. Se o criminoso visualizar uma carteira, uma bolsa ou um dispositivo eletrônico, é muito fácil ele quebrar o vidro e subtrair os itens”, explicou o policial.
 
Outro ponto abordado pelo Capitão da Polícia Militar é sobre o cuidado com os arredores, especialmente em períodos noturnos. “Quando a pessoa estiver chegando em casa ou no serviço, é importante visualizar quem está circulando pela via para não ser surpreendido pelo criminoso. Em casos de crime, basta acionar o 190”, disse.

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90