31/03/2022 às 10h20min - Atualizada em 31/03/2022 às 10h20min

Você Sabe Quais São as Profissões Mais Comuns dos Nômades Digitais?

PUBLIEDITORIAL
A evolução da tecnologia trouxe para nossa sociedade uma série de vantagens e facilidades. Hoje temos acesso à informação na palma da mão, podemos fazer chamadas de vídeo com pessoas que estejam do outro lado do mundo, compartilhar fotos, documentos. Algumas coisas que hoje, para nós, são tão simples, até muito pouco tempo atrás na história era inimaginável, quase uma ficção científica.

Com a
pandemia do COVID-19  as empresas se viram forçadas, devido ao distanciamento social, a colocar seus funcionários em casa. Foi necessária adequação, tempo e agora provou-se que muitos cargos não têm necessidade nenhuma de estarem presencialmente nos escritórios.

O que leva a outras discussões sobre melhor qualidade de vida para os funcionários, melhor desempenho, entre outros pontos.Dados do MBO Partners informam que em 2019 haviam 7,3 milhões de nômades digitais e só em 2020, o número foi para 10,9 milhões. Mas você sabe quem são esses profissionais?

Então, continue lendo que você irá descobrir tudo o que precisa sobre esses profissionais!

O que são os nômades digitais?

O fato é que isso trouxe uma nova dinâmica de trabalho para as pessoas. A classe dos “nômades digitais”, como têm sido chamados, está cada vez mais ganhando adeptos. 

Trata-se de pessoas que, devido a essa nova dinâmica em que não é mais necessário estar presencialmente nos escritórios e que tudo o que tange seu trabalho pode ser feito pelo computador, optam por ficar se deslocando, podendo trabalhar enquanto conhecem novos lugares, em viagens que antes só poderiam ser feitas em férias ou durante o final de semana.

Isso implica em outras situações, como por exemplo no turismo. A prefeitura do Rio de Janeiro lançou um projeto chamado Rio Digital Nomads, com o intuito de reunir hotéis, pousadas, hostels e espaços de coworking que possam receber turistas que precisam de uma estrutura para poder trabalhar. Itens como wi-fi de qualidade, uma mesa ou bancada são fundamentais.

Quais as principais profissões dos nômades digitais?

As principais funções que mais se enquadram no perfil dos nômades digitais são:

Empreendedores digitais
Engloba todos os profissionais que têm um negócio digital, sem necessidade de estoque e com logística já organizada.

Produtores de conteúdo
Profissionais que têm canais no Youtube, por exemplo, ou que tem páginas de algum tema específico, como receitas, exercício/vida saudável, estilo de vida, música, entre outros. Caso o profissional se deslocar com frequência, as viagens também se tornam parte do conteúdo gerado.

Editor de vídeos
Em um mundo tão digital como o nosso, onde diversas pessoas são produtoras de conteúdo em formato de vídeo, um editor de vídeo tem trabalho em qualquer lugar, podendo não só editar os vídeos como também ajudar a produzir de acordo com a situação.

Fotógrafos
Podem estar em qualquer lugar do mundo transformando pessoas e paisagens em lindos registros. Uma oportunidade para o fotógrafo que viaja constantemente é utilizar suas fotos como portfólio, ou até mesmo fazer renda extra ao vender suas fotografias em sites de hospedagem de imagens.

Gestor de mídias
A tecnologia alavancou a importância das redes sociais na vida das pessoas. Dessa forma, o gestor de mídias sociais tem o papel de auxiliar o produtor de conteúdo na gestão do que será postado, trabalhando também com a interação com os clientes - que pode ser feita em alguns casos, com apenas um smartphone em mãos.

Tradutores
Para pessoas que têm grande facilidade com mais de um idioma, é uma oportunidade. Segundo o especialista
Isael Oliveira é possível se qualificar para traduzir livros, documentos, artigos, entre outros de qualquer lugar do mundo. Está em um país novo? Aproveite a experiência para desenvolver o idioma local e conseguir trabalhos na área.

Designers
Assim como no caso dos editores de vídeo, os principais requisitos para se tornar um designer ou ilustrador - exceto em alguns casos, a qualificação teórica - são a criatividade e um computador com os programas adequados. Tirando isso, você pode desenvolver imagens, cartazes e ilustrações de qualquer lugar do mundo.
 
Programadores
Como já dito, a tecnologia fez crescer muitas demandas no mercado e dentre elas, temos os desenvolvedores ou programadores de websites e softwares. É uma profissão com alto potencial de geração de renda e que em muitas empresas é feito de forma remota.
   
Professores
O avanço da tecnologia somado a pandemia de covid-19 tornou cada vez mais essencial a adaptação de escolas e professores ao meio digital. Desse modo, não é mais preciso uma sala de aula física para ensinar algo a alguém. Tem qualificações e habilidades necessárias em algum tema? É possível desenvolver cursos em plataformas on-line ou até mesmo aplicar as aulas por chamadas de vídeo.

Investidores
Por fim, quem possui uma boa quantia de dinheiro guardado, pode começar como investidor e gerar renda a partir dos investimentos. Claro que para conseguir viver dos rendimentos é necessário planejamento financeiro para garantir segurança ao investidor. Essa profissão pode ainda ser combinada com alguma outra, gerando mais renda

Portanto, os nômades digitais representam todas as profissões que não exigem que você seja vinculado a apenas um lugar, que você pode ter inúmeros clientes e demandas e que não precisa ser físico. Vale ressaltar a importância de se ter um planejamento e um preparo. Não se pode sair pelo mundo sem que já haja uma certa estabilidade com as demandas, clientes e projetos.

O fato é que é uma classe de profissionais que veio para ficar e que traz impacto positivo para as pessoas, empresas, turismo e uma cadeia completa dos lugares onde os novos nômades vão.

Conteúdo remediado pela
Agência de SEO Inbounder 

 
Essa publicação é de responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do Diário de Uberlândia


 

Notícias Relacionadas »
Comentários »