Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/03/2022 às 15h20min - Atualizada em 22/03/2022 às 15h20min

Com expectativa de R$ 750 milhões em negócios, Femec inicia programação em Uberlândia

Feira do Agronegócio Mineiro acontece até o dia 25 de março e tem entrada gratuita

IGOR MARTINS
Romeu Zema esteve na abertura do evento e falou sobre utilização do pó de basalto na agricultura mineira | Foto: Igor Martins

Teve início nesta terça-feira (22), na cidade de Uberlândia, a 9ª edição da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec 2022). Com o tema “Agronegócio Sustentável para o Mundo”, o evento acontece até o dia 25 de março, com entrada gratuita, e a expectativa é de que mais de R$ 750 milhões sejam movimentados em negócios durante o evento. Cerca de 140 expositores das principais marcas voltadas ao agronegócio participarão da convenção.

 

A cerimônia de abertura aconteceu no Pavilhão do Sindicato Rural (Camaru) e contou com a presença do governador de Minas Gerais Romeu Zema, da secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Maria Valentini e do prefeito Odelmo Leão.

 

Na ocasião, Zema falou sobre a importância do setor do agronegócio para a economia mineira. De acordo com o parlamentar, o Triângulo Mineiro tem se destacado na produção agropecuária e de grãos, gerando empregos e desenvolvimento econômico em todo o estado.

 

“Fica muito nítido que o Brasil tem se transformado no celeiro do mundo e a região do Triângulo Mineiro representa muito este setor. Uberlândia, Uberaba e Araguari têm tido crescimento na produção de grãos e produção de proteína animal. O Governo de Minas tem participado ativamente, dando todo o apoio que é possível para esse setor, que tem ocupado cada vez mais uma fatia da atividade econômica”, disse.

 

BASALTO

A utilização do pó de basalto foi tema da coletiva de imprensa do governador de Minas Gerais. Nos últimos dias, o Município de Uberlândia apresentou um estudo sobre a rocha. Em um stand dentro da Femec, é mostrada uma horta plantada com solo enriquecido pelo remineralizador de solo, uma nova oportunidade para que os visitantes conheçam os resultados obtidos pelo basalto.

 

De acordo com Romeu Zema, a utilização do basalto é uma alternativa para a questão dos fertilizantes, que teve o mercado impactado com a guerra travada entre Rússia e Ucrânia nos últimos tempos. “Eu tenho certeza de que nos próximos anos, vamos assistir uma evolução com a implantação dessa tecnologia, que além de ter em grande quantidade, ela já está no meio do setor”, relatou.

 

Ainda segundo Zema, o Estado seguirá apoiando o produtor rural em Minas Gerais, com investimentos em infraestrutura e formação de jovens, buscando maior oferta de mão de obra qualificada no setor do agronegócio.

 

“Nós temos dado total apoio ao produtor rural. Temos a questão da logística, com investimentos na infraestrutura nas estradas, para que o produtor possa ter mais competitividade. Além disso, temos valorizado o café, que é o melhor do mundo, juntamente com nossos laticínios, para que o produtor seja bem remunerado. O Estado não tem uma participação direta, mas agimos indiretamente para tornar essa produção viável”, complementou Romeu Zema.

 

MANIFESTAÇÕES

A abertura oficial da Femec foi marcada por protestos contra Romeu Zema. Servidores da educação, forças de segurança da Polícia Civil e pais de alunos matriculados em instituições públicas de ensino se reuniram na entrada do Sindicato Rural de Uberlândia (Camaru) para reivindicar reajustes salariais e melhorias nas condições de trabalho.

 

Com faixas e cartazes contra o governador de Minas Gerais, os servidores da educação pública estadual cobraram o reajuste do piso salarial de aproximadamente 33% e pediram a retirada de um projeto que pode extinguir mais de cinco mil cargos públicos no estado.

 

SERVIÇO

O QUE: Femec 2022
ONDE: Sindicato Rural de Uberlândia (Camaru)
QUANDO: de 22 a 25 de março
ENTRADA GRÁTIS

 

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90