Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/03/2022 às 08h15min - Atualizada em 10/03/2022 às 08h15min

Educação ambiental será introduzida em escolas da rede municipal de Uberlândia

Decreto assinado nesta quarta (9) insere projeto na grade de ensino do ano letivo de 2022

DA REDAÇÃO
Objetivo do programa é conscientizar desde cedo sobre os cuidados com o meio ambiente | Foto: Valter de Paula/SECOM/PMU

O ano letivo de 2022 terá novidades na rede municipal de ensino em Uberlândia. Nesta quarta-feira (9), o Município lançou o programa de Educação Ambiental para a rede. Na ocasião, o prefeito Odelmo Leão assinou um decreto municipal que institui a Política e o Sistema Municipal de Educação Ambiental (PMEA e SISMEA).

A partir deste ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação vai sistematizar a discussão sobre as questões ambientais por meio do programa. O tema já era abordado no processo de ensino e aprendizagem, mas foi organizado com a definição de eixos temáticos que todas as escolas trabalharão, aprofundando as questões ambientais ao longo do ano escolar. Os temas serão “A água”, “Fauna e flora silvestre e urbanização”, “Mudanças climáticas” e “Resíduos sólidos”.

Para Tânia Toledo, secretária responsável pela pasta, a aplicação da Educação Ambiental é essencial no processo educativo. “O professor diante dos estudantes é uma ferramenta poderosa de ação e de contribuição na evolução da cidadania de cada um. Ampliar o olhar para o meio ambiente, discutir a sustentabilidade, o cuidado com o lixo, a água, o solo, tudo isso eleva o conhecimento, a intelectualidade e afina cada estudante como cidadão, melhorando a realidade ambiental ao seu redor”.

A expectativa é que seja criada uma identidade para a educação ambiental na cidade, desenvolvida em toda a rede municipal de ensino. Desta forma, haverá uma maior conscientização dos estudantes e da comunidade escolar para o desenvolvimento de uma cultura de respeito à vida e ao meio ambiente. Os trabalhos serão feitos em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS
Nos primeiros meses do ano letivo, os professores vão introduzir a Educação Ambiental com os estudantes através da temática “Autoconhecimento e meio ambiente”, seguindo a dinâmica definida em cada etapa de ensino. O tema será desenvolvido em todas as etapas do ensino, contemplando a educação infantil, o ensino fundamental, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja).

Na educação infantil, a abordagem será feita pelos campos de experiências previstos no currículo. Do primeiro ao quinto ano e no Pmaja, o programa será abordado pelos professores regentes, assegurando uma hora/aula semanal. Do sexto ao nono ano, serão quatro horas/aulas mensais, somando-se aos componentes curriculares de Ciências da Natureza (duas horas/aulas mensais) e Geografia (duas horas/aulas mensais). Na EJA, serão duas horas/aulas mensais, que serão incrementadas aos componentes curriculares de Ciências da Natureza (uma hora/aula mensal) e Geografia (uma hora/aula mensal).


VEJA TAMBÉM:

Prefeito veta emenda que propõe corte de R$ 14 milhões em verba de publicidade do município para investimento em programa habitacional


 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90