Retorno de alunos às aulas presenciais está marcado para 2 de maio I Foto: ARQUIVO DIÁRIO
A Universidade Federal de Uberlândia aprovou no início da noite desta sexta (4) o retorno das aulas presenciais para os cursos de graduação a partir de 2 de maio. A decisão foi anunciada pelo reitor Valder Steffen Junior após uma reunião com a participação do Conselho de Graduação (CONGRAD) que durou cerca de 4h30. A apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 será obrigatória. A determinação é válida para todos os campi da instituição.
O retorno foi validado por 107 votos favoráveis, cinco contrários e três abstenções. A decisão foi tomada, segundo a avaliação da comissão, considerando o avanço significativo da vacinação contra o coronavírus em Uberlândia e a retomada das atividades de outros setores no Município, além dos protocolos de biossegurança que a Universidade já tem estruturados.
Em fevereiro deste ano, o Comitê de Monitoramento à Covid-19 da UFU já havia publicado uma indicação positiva para a adoção do formato presencial. Para retornar às atividades nos campi, todos os estudantes deverão apresentar o comprovante de vacinação contra a covid-19. A regra também é válida para servidores ou prestadores de serviço da universidade. Dessa forma, quem não tiver recebido nenhuma dose da vacina estará proibido de entrar na instituição.
A Universidade conta com 107 cursos de graduação, sendo que 97 foram estruturados para atender na modalidade presencial.
PÓS-GRADUAÇÃO Nesta semana, o Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Conpep/UFU) já havia aprovado o retorno de atividades presenciais para os cursos de especialização da instituição. De acordo com o calendário acadêmico, o início do primeiro semestre letivo deste ano está marcado para 14 de março e o término, em 16 de julho. Já o segundo semestre terá início em 10 de agosto e terminará em 17 de dezembro.
Segundo a decisão, aprovada em reunião realizada na quarta (2), os programas de pós-graduação estão autorizados a oferecerem disciplinas e demais atividades no formato presencial, podendo ainda optar pelas atividades remotas. A decisão levou em consideração as recomendações do Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU e os pedidos dos programas de pós-graduação em Matemática e em Física e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp/UFU).
A resolução estabelece um prazo de 15 dias, a ser contado a partir da decisão de cada unidade acadêmica, para o início das aulas presenciais na pós-graduação. “Esta decisão é muito importante, porque os nossos programas de pós-graduação têm sofrido muito com a pandemia. Temos que nos preocupar também com a captação de novos estudantes de pós-graduação. Nesse sentido, pensou-se nessa possibilidade para aqueles programas de pós-graduação que já estão prontos para as aulas presenciais possam fazê-lo, sendo esta uma grande abertura”, disse o reitor da UFU, Valder Steffen Junior.