Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/03/2022 às 11h27min - Atualizada em 02/03/2022 às 11h27min

Uberlândia recebe recurso de R$ 650 mil para combate ao mosquito da dengue

Valor foi repassado pelo Governo de Minas Gerais nesta quarta-feira (2)

DA REDAÇÃO
Diretoria de Vigilância alerta para aumento nos casos de doenças causadas pelo inseto I Foto: RAFAEL MENDES/AGÊNCIA MINAS
A Prefeitura de Uberlândia recebeu, nesta quarta-feira (2), um recurso de mais de R$ 650 mil para ações de combate ao mosquito da dengue. O valor foi repassado pelo Governo de Minas e tem como objetivo controlar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.
 
De acordo com a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis, Marcela Lencine Ferraz, os incentivos financeiros são importantes para que os municípios de mineiros possam desenvolver estratégias, em nível local, tanto em relação à prevenção e eliminação de possíveis criadouros do mosquito, quanto promover ações de mobilização social e estruturação da rede de atendimento.
 
Ainda segundo a responsável, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais possui outras frentes de apoio, como no envio de agentes para apoiar ações de controle vetorial, distribuição de inseticidas e suporte na investigação de casos. “São ações contínuas, que são realizadas durante o ano todo”, afirmou.
 
CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO
Em 2021, Uberlândia registrou a menor média de casos de dengue dos últimos três anos. De acordo com o levantamento do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em 2021 foram 570 casos confirmados na cidade, o que representa uma queda de 69,8% em relação ao último ano.
 
Segundo o levantamento, no ano passado, foram 1.891 confirmações pela doença. Das 4.548 notificações, segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), 2.581 casos suspeitos foram descartados. Em 2019, a cidade teve um surto da doença. Foram 34 mil notificações por dengue. Dos suspeitos, 30.686 foram confirmados e 20 pessoas morreram por dengue.
 
Já em Minas, de acordo com o último Boletim de Monitoramento de Arboviroses, com atualização referente a 22 de fevereiro, Minas Gerais registrou 6.298 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 1.940 casos foram confirmados para a doença. Um óbito foi confirmado pela doença no estado, e dois óbitos são investigados, até o momento.

Em relação à febre chikungunya, foram registrados 401 casos prováveis da doença, dos quais 37 confirmados. Até então, não há nenhum caso de óbito confirmado, ou mesmo investigado, por chikungunya em Minas. Quanto ao vírus zika, foram registrados 12 casos prováveis, sendo dois confirmados para a doença. Também não há óbitos por zika em Minas Gerais até o momento.

Segundo Marcela Lencine Ferraz, os números ainda não indicam um ano epidêmico, mas exige atenção em relação à dengue, zika e chikungunya. “Nós temos percebido um aumento de casos, não no território estadual como um todo, mas em alguns pontos. É preciso manter, então, os cuidados para eliminar os focos do mosquito. A adoção de algumas medidas preventivas de cunho individual, como uso de repelentes, também é relevante para que possamos evitar a transmissão dessas doenças”.

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90