Município tem 56 mil crianças nesta faixa para serem imunizadas I Foto: Danilo Henriques/Secom/PMU
Uberlândia já imunizou mais de 12 mil crianças da faixa entre 5 e 11 anos contra o coronavírus. De acordo com dados disponibilizados pelo vacinômetro, até o último sábado (5) 12.260 delas já haviam recebido a primeira dose. A taxa de vacinados nesta idade corresponde a 21% do público estimado para a cidade, que é de 56 mil. A imunização teve início no dia 19 de janeiro deste ano.
De acordo com o último levantamento divulgado pelo município, aproximadamente 26 mil crianças de 5 a 11 anos já foram cadastradas no Portal da Prefeitura. A vacinação deste público acontece em 16 salas das unidades municipais de saúde, com aplicação do pediátrico da Pfizer e também doses da Coronavac.
Segundo a Prefeitura, somente entre a última quinta (3) e sexta (4) foram convocadas cinco mil crianças. Apesar do reforço para a importância da imunização, o Município não está exigindo, por hora, a apresentação do comprovante vacinal para permitir a entrada nas escolas municipais, conforme mostrou reportagem do Diário na última sexta (4). As aulas retornaram de forma presencial nesta segunda (7).
O cadastro para a vacinação desta faixa etária segue aberto no Portal da Prefeitura. Confira os locais de vacinação:
– UBS Roosevelt Endereço: Rua Doutor Leopoldo de Castro. 465 – Presidente Roosevelt
– UBSF São Gabriel Endereço: Rua Serra do Cachimbo, 830 – São Jorge
– UBSF Dom Almir Endereço: Rua Cirineu Costa de Azevedo, 100 – Residencial Integração
MINAS GERAIS Três semanas após o início da aplicação de vacinas em crianças com idades entre 5 e 11 anos, 201.543 meninas e meninos já tomaram a primeira dose em todo o estado de Minas, o que equivale a 10,83% do público estimado nessa faixa etária, que é de cerca de 1,8 milhão. O total de crianças vacinadas corresponde a 16,21% das 1.243.540 doses de Pfizer Pediátrica e CoronaVac enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) aos municípios para imunização infantil.
“A expectativa é a de que agora em fevereiro toda criança já esteja imunizada com a primeira dose no estado. Reforço que a vacina é confiável e os efeitos colaterais frente aos benefícios são infinitamente menores”, ressalta o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti. “Já está comprovada a redução dos casos graves da doença em pessoas que estão devidamente imunizadas. Por isso, pedimos que os pais ou responsáveis que levem as crianças para serem vacinadas e ficarem protegidas”, completa.