Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/02/2022 às 11h58min - Atualizada em 04/02/2022 às 11h58min

Passaporte vacinal não será exigido no retorno às aulas na rede municipal de Uberlândia

Município contratou 150 profissionais a mais para atuar em aulas de reforço; atividades presenciais voltam na próxima segunda (7)

GABRIELE LEÃO
Clauber Lourenço e Tânia Toledo afirmaram que medidas de biossegurança serão reforçadas durante a rotina escolar I Foto: Gabriele Leão
Uberlândia não vai exigir o passaporte vacinal para permitir a entrada de alunos nas escolas municipais. A informação foi confirmada em uma entrevista coletiva com a secretária municipal de Educação, Tânia Toledo, e o coordenador municipal de Urgência e Emergência, Clauber Lourenço, na manhã desta sexta-feira (4). As aulas presenciais retornam na próxima segunda (7).
 
De acordo com o coordenador da Rede de Urgência e Emergência, não houve parecer favorável para esta decisão na avaliação feita pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus. Uberlândia tem atualmente aproximadamente 66 mil crianças, adolescentes e jovens adultos matriculados na rede municipal de ensino.
 
A secretária de Educação, Tânia Toledo, comentou que todas as medidas de biossegurança serão reforçadas para o início das aulas. Durante a coletiva, a responsável pela pasta reforçou que a máscara e o álcool gel serão obrigatórios, mas que não haverá testagem frequente entre os professores e funcionários.
 
“Caso o aluno se apresente positivo, vamos discutir a melhor maneira de atuar no caso, já que ele vai ter contato com outras crianças e professores, mas essa é uma estratégia que vai ser adotada por cada escola. Além do mais, esse aluno deve ser afastado de todas as atividades”, comentou.
 
Ainda durante a entrevista coletiva, o coordenador Municipal de Urgência e Emergência, Clauber Lourenço, afirmou que não haverá separação entre os alunos vacinados e não vacinados durante as atividades pedagógicas.
 
NÚMERO DE CASOS
O responsável pela Rede de Urgência e Emergência reforçou também que a variante ômicron foi responsável pelo grande aumento dos casos em Uberlândia. “Atualmente, cada uma pessoa positiva pode infectar outras 18, ou seja, mesmo que a pessoa seja positiva e assintomática, ela pode continuar disseminando o vírus, por isso o uso de máscara é obrigatório, nas escolas, ambientes de trabalho e em casos específicos, dentro de casa”, destacou.
 
No boletim desta quinta-feira (3), Uberlândia registrou três mortes e mais 1.603 novos casos de covid-19. Com a atualização, divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o número de óbitos na cidade subiu para 3.247 e os casos confirmados somam um total de 182.536.
 
Um levantamento feito pelo Diário apontou 47.713 casos de covid-19 em janeiro, o mês bateu recorde com o maior número de contaminações por coronavírus desde o início da pandemia. O levantamento revela um aumento de 263% no índice de novos infectados, comparado ao mesmo período de 2021, quando foram contabilizados 13.152 contaminados.
 
REFORÇO 
A secretária de Educação, Tânia Toledo, disse também que cerca de 150 professores foram contratados para atuarem nas áreas de reforço escolar, uma vez que ficou constatado que os alunos dos primeiros anos não possuem índices de leitura suficientes.
 
“Esses dois anos de ensino remoto impactaram na maneira desses alunos aprenderem e para que haja a recuperação desse tempo, a Prefeitura de Uberlândia contratou professores que vão atuar nessa linha de frente”, comentou.
 
A responsável pela pasta destacou que estes mesmos profissionais contratados para o reforço escolar serão remanejados, caso necessário, para cobrir possíveis desfalques entre os professores.  

*Matéria atualizada às 14h47 do dia 04/02/2022 para correção de informação.
 
VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90