Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/02/2022 às 07h50min - Atualizada em 07/02/2022 às 07h50min

Segundo Sebrae, 70% dos microempreendedores individuais já atuam no mercado digital

Levantamento feito pelo Sebrae também apontou que mulheres são maioria no e-commerce

GABRIELE LEÃO
Uberlândia tem mais de 50 mil microempreendedores individuais I Foto: DIVULGAÇÃO
Uma pesquisa divulgada pelo Sebrae revelou que 70% dos mais de 50 mil microempreendedores individuais (MEI) já estão presentes no mercado digital. De acordo com o levantamento, esse é o maior índice percebido desde 2020, ano em que o estudo começou a ser realizado. Em Uberlândia, somente nos últimos dois anos, 12 mil microempresários buscaram atendimento no Sebrae por meio de consultorias e outras orientações para empreender.
 
O levantamento feito pelo Sebrae também mostrou que o público feminino é o que mais investe no mercado online. Segundo a pesquisa, oito em cada dez empreendedoras já estão presentes no comércio eletrônico. Em relação aos homens, essa proporção é de sete a cada dez.
 
A empresária Laura Fleury foi uma dessas mulheres que, em meio à pandemia, decidiu investir no mercado digital. O ramo escolhido pela empreendedora foi o de roupas. A ideia surgiu da mãe de Laura, que sempre trabalhou com moda e queria investir em um negócio de família. A empresa criada em 2020 hoje é a renda principal e atende demandas dentro e fora da região de Uberlândia.
 
“Minha mãe sempre trabalhou com moda e eu e minha irmã já tínhamos uma experiência com o digital. No início, fizemos o planejamento da loja e lançamos o projeto online. Em menos de 30 dias, começamos a ver os resultados de uma maneira muito veloz. No primeiro ano, eu ainda estava no meu emprego fixo e após esse período resolvi me dedicar exclusivamente para os negócios quando as demandas começaram a aumentar”, comentou.
 
A empresária também revelou que teve que lidar com as dificuldades inerentes do mercado online. “Quem atua no digital está sujeito a se deparar com propostas mágicas de como crescer, ganhar mais atenção do público e até fazer um número significativo de vendas, mas, na verdade esse reconhecimento só vem de um trabalho árduo e continuo e que às vezes as pessoas não entendem. Empreender na pandemia já é um desafio, mas continuar crescendo também é. Por isso, dedicamos tempo em fazer cursos, mentorias e estar por dentro das tendências”, explicou.
 
CAPACITAÇÃO
Com a crescente demanda por capacitação no mercado digital, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL) promoveu em 2021 uma rodada de lives gratuitas e abertas ao público. Alguns temas discutidos foram “Programa Hora da Retomada”, “Como vender pelo WhatsApp” e “Marketplace: Novo Mundo”. Os conteúdos estão disponíveis no Youtube e juntos somam mais de mil visualizações.
 
Em entrevista ao Diário, a superintendente, Lécia Queiroz, contou que os empresários passaram a se preocupar mais com a comunicação online após a crise causada pelo coronavírus. “A pandemia acelerou esse processo de migração para o digital e existem diversas maneiras de vender e se comunicar, como redes sociais, e-commerce e aplicativos. Mas, mesmo com todas essas ferramentas, entendemos que é necessária uma estratégia para fazer que esse comércio esteja em destaque nesse mercado competitivo, como por exemplo, oferecer frete grátis e descontos”, comentou.
 
Ainda de acordo com a superintendente, essa demanda online só tende a crescer e trazer mais competitividade para o setor. “Ainda atendemos uma boa demanda de empresas que precisam se adequar as novas demandas dos clientes, por isso sempre incentivamos que o empreendedor e microempresário busque conhecer o público e outros canais de comunicação para que haja mais opções de vendas”, orientou Lécia.

 
VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90