Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/01/2022 às 08h15min - Atualizada em 28/01/2022 às 08h15min

Uberlândia fecha 2021 com geração de quase 15 mil novos postos de trabalho

Cidade ficou em 5º lugar na lista de cidades do interior que mais geraram oportunidades no mercado de trabalho

GABRIELE LEÃO
Setor de serviços é responsável pelo aumento de vagas em Uberlândia I Foto: DIVULGAÇÃO
Uberlândia fechou o ano de 2021 com saldo positivo na geração de empregos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No acumulado de janeiro a novembro, a cidade registrou 14.965 novos postos de trabalho, ficando à frente de 13 capitais brasileiras e em 5º lugar na lista de cidades do interior que mais geraram oportunidades no mercado de trabalho no ano passado. No âmbito estadual, o município ficou em 2º lugar na geração de empregos.
 
Segundo o economista, Filipe Prado, o resultado positivo se deu pela abertura do comércio no último ano, já que o setor de serviços é o responsável pelo maior volume de empregos. Mas, para ele, mesmo com o saldo positivo, esse número ainda não representa o valor total da capacidade da cidade na geração de empregos, uma vez que muitos setores ainda funcionam com a quantidade de público reduzida.

“Uberlândia ainda sente os resquícios da pandemia, principalmente no setor de serviços que depende da circulação dos consumidores. O comércio, shoppings, setor de eventos e esportes ainda precisam viver na adequação do trabalho de atendimento reduzido, mas, gradativamente percebemos a volta desses setores”, comentou.

Ainda de acordo com o economista, o saldo de empregos só não foi maior devido ao surgimento da cepa Ômicron da Covid-19 que deixou os empresários inseguros e com o futuro incerto.

“Vivemos ainda o incomum da pandemia e as previsões em relação a 2022 começam a ficar incertas porque não sabemos o que vai acontecer com a chegada dessa cepa. Esse suspense pode trazer complicações, assim como vimos em 2020 com o fechamento do comércio”, explicou.

Filipe Prado ainda comentou que neste ano o país deve passar por um momento de estagnação econômica com projeções de crescimento de até 0,5%. “Vamos ver os preços ficando cada vez mais caros e a economia estagnada. O controle da pandemia pode ajudar nessa projeção, pois se aumentar a capacidade de produção, a economia também cresce”.

NOVEMBRO
O último levantamento mensal, divulgado pelo Caged no mês de dezembro, apontou que 2.455 postos de trabalho foram criados no mês novembro de 2021 em Uberlândia, sendo 212 vagas a mais do que em outubro, quando o saldo positivo foi de 2.243.

O relatório informou ainda que a cidade registrou 11.641 admissões e 9.186 demissões em novembro, o que resultou no saldo positivo de 2.455 novos empregos. Com isso, no mês de novembro, a cidade foi considerada a 3ª do interior do Brasil que mais gerou novos postos de trabalho, atrás apenas de Campinas e Ribeirão Preto. O balanço também deu a Uberlândia o posto de 2º lugar em Minas Gerais.

Os setores que sobressaíram com maior empregabilidade, contribuindo para o saldo positivo, foram: Serviços (+950), Comércios (+873), Agropecuária (+465) e Indústria (+235). 

SINE
No ano passado, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Uberlândia realizou mais de 100 mil atendimentos. Foram captadas mais de 14 mil vagas de trabalho e 968 pessoas foram inseridas no mercado. O órgão também ofereceu 46 cursos profissionalizantes.

De acordo com um levantamento feito pelo Diário de Uberlândia, com base nos dados do órgão, até a última terça-feira (25), o Sine já ofertou 4.264 vagas nas áreas de telemarketing, obras, mecânico, vendas, atendente, entre outras. O levantamento mostrou que em média a unidade tem ofertado mais de 200 vagas por semana.

EM BUSCA DE OPORTUNIDADES
Renato Guimarães é formado em administração e há cinco anos largou o emprego corporativo para trabalhar com terapias holísticas. Antes da pandemia, o terapeuta alugava um espaço para os atendimentos, mas com a incerteza do comércio por causa covid-19, o sonho de ser empreendedor precisou ser deixado de lado.

“Infelizmente com o fechamento do comércio e essas incertezas causadas pela pandemia, precisei deixar o trabalho como terapeuta e voltar a procurar oportunidades em regime CLT. Estou há dois meses sem uma renda fixa e tentei de todas as outras maneiras, como criar um canal no Youtube e anúncios na internet, mas não deu certo”, comentou.

Renato procurou o Sine de Uberlândia e se candidatou para uma vaga de porteiro. Inscrito para a seleção, o candidato agora vai aguardar ser chamado para a entrevista. “Tenho os requisitos para a vaga e acredito que sou um candidato em potencial na disputa.

Espero conseguir o emprego para pagar as contas e viver com um pouco mais de dignidade”, comentou.

O mecânico montador, Carlos Reis, de 53 anos, também está em busca de uma nova oportunidade. Há alguns meses, ele foi um dos empregados a serem cortados no quadro de funcionários. Durante cinco meses ele recebeu o seguro desemprego e há dois está procurando uma nova oportunidade de trabalho.

“Participei de dois processos seletivos, mas não tive retorno de nenhuma das vagas. Moro com a minha esposa, que é aposentada, mas ainda falta um complemento para pagar as despesas da casa. Estou procurando ser recolocado, na minha área dentro ou fora da cidade”, comentou.


VEJA TAMBÉM: 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90