Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/01/2022 às 17h15min - Atualizada em 20/01/2022 às 17h15min

Município afasta mais de 1,2 mil trabalhadores da rede municipal de saúde na primeira quinzena de 2022

Devido ao alto índice de contaminação da covid-19 e outras síndromes gripais, profissionais foram infectados e afastados

DA REDAÇÃO
Foram 407 profissionais no Hospital Municipal e anexo | Foto: Divulgação

Uma análise realizada pela Prefeitura de Uberlândia revelou que a alta demanda por atendimento nas unidades da rede municipal de Saúde, devido à incidência da covid-19 e outras síndromes gripais, já tem afetado de forma significativa os funcionários que atendem a população. O levantamento junto às organizações sociais que administram as unidades (Missão Sal da Terra e SPDM) detectou que durante a primeira quinzena de 2022 mais de 1,2 mil trabalhadores foram afastados. 

 

A pesquisa considerou a situação do Hospital Municipal e anexo, o Centro de Internação Pediátrico, o Centro de Internação Municipal, as oito Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e demais unidades de atenção primária espalhadas pela cidade.  Nas unidades administradas pela Missão Sal da Terra, por exemplo, já são 396 profissionais da saúde afastados, até o dia 17 de janeiro. Em relação às equipes da SPDM, foram 407 no Hospital Municipal e anexo e 438 nos demais locais até a mesma data.  

 

Entre os profissionais afastados estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, auxiliares, dentre outros, que não puderam exercer suas funções, majoritariamente devido ao contágio por síndromes gripais, incluindo a covid-19.

 

Orientações

Diante do panorama, o Município reforça, junto às organizações, o compromisso de dar suporte, em todas as áreas, aos profissionais que atuam para salvar vidas no poder público. No entanto, reforça a necessidade de a população continuar seguindo as medidas de biossegurança, como uso de máscara e álcool em gel e manter, sobretudo, em ambientes hospitalares.

 

A orientação é que o paciente somente procure o pronto atendimento das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) em casos mais graves. Para aqueles que apresentem sintomas leves, além das UBSs e UBSFs, o melhor caminho é a busca pelo teleatendimento, onde o próprio paciente faz o agendamento pelo “Zap da Prefeitura”, no número (34) 9.9774-0616.

 

Por fim, ressaltou que é indispensável que a população compareça às convocações para se vacinar, contribuindo com a redução das chances de agravamento de quadro e da necessidade de internação, tendo em vista as variantes do vírus que circulam na cidade.

VEJA TAMBÉM:

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90