Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/01/2022 às 15h20min - Atualizada em 20/01/2022 às 15h20min

Mesmo com aumento de casos de covid-19, aulas nas escolas estaduais permanecerão 100% presenciais

Informação foi confirmada pela SRE-MG; período para matrículas foi prorrogado até sexta-feira (21)

MARIELLE MOURA
As aulas nas escolas estaduais iniciam no dia 7 de fevereiro I Foto: GIL LEONARDI/IMPRENSA MG
Mesmo com o alto índice de casos confirmados da covid-19, as aulas nas escolas estaduais em Uberlândia permanecerão em sistema 100% presencial em 2022, de acordo com a Superintendência Regional de Ensino (SRE-MG). O período de matrícula encerra na próxima sexta-feira (21). As atividades iniciam no dia 7 de fevereiro.
 
Segundo a superintendente Regional de Ensino de Uberlândia, Onilia Maria De Oliveira Borges, atualmente, existem 66 escolas estaduais na cidade e que a decisão, até o momento, é de permanecer com as aulas presenciais. “Neste momento, vamos dar continuidade ao modelo que iniciou dia 3 de novembro, com o retorno do ensino 100% presencial. Mas, se a situação continuar a piorar, vai depender também do que o prefeito vai determinar aqui para o município. Mas, no momento estamos nos preparando para iniciar as aulas presenciais no dia 7 de fevereiro”, disse.
 
De acordo com a superintendente, o período de matrículas que seria até o último dia 14 foi prorrogado até sexta-feira (21). A prorrogação ocorreu devido às chuvas que atingiram Minas Gerais no mês de janeiro.
 
Onilia ainda informou que os pais que não conseguiram vagas nas escolas desejadas devem aguardar as vagas remanescentes que serão divulgadas do dia 1º a 23 de Fevereiro.
 
A superintendente comentou também que em Uberlândia o índice de matrículas é bom e que na cidade existem vagas suficientes para os estudantes.“Ainda temos muitas vagas. Desde o ano passado que Uberlândia tem mais oferta que procura”, disse.
 
Por fim, a superintendente frisou a importância dos pais ficarem atentos aos prazos de matrículas. “É importante os pais ficarem atentos em relação ao prazo, porque cada dia que ele perde ele tem menos oportunidade de escolher uma escola mais próxima de casa e que goste. Se não efetuar a matrícula, ele está abrindo mão da vaga que saiu para o aluno naquele momento”, disse.
 
Janice Alves de Freitas é funcionária pública e tem uma filha de 12 anos que estuda em uma escola estadual no bairro Jardim das Palmeiras. Ela informou que fez a matrícula assim que saiu a vaga da filha. “O dia que saiu a vaga fui lá na escola e fiz a matrícula. É muito importante porque educação é o que podemos oferecer para o nosso filho hoje”, disse.
 
A mãe explicou que devido ao aumento de casos de covid-19 em Uberlândia ficou receosa com a volta às aulas presenciais no estado. “Sabemos que é muito importante as aulas presenciais, porque no período de aula online foi muito difícil para o aluno, mas fico receosa com a volta às aulas por conta do aumento de casos de covid-19”, completou.
 
Os documentos necessários na hora da matrícula são:
  • Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia;
  • CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;
  • Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
  • Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2022, ficando o documento original na escola;
  • Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao ensino médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente; ou
  • Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no ensino médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.
ESCOLAS MUNICIPAIS
Ao todo, são 171 unidades que a Secretaria Municipal de Educação é responsável e, a partir do dia 7 de fevereiro, as vagas não preenchidas e as que surgirem nas escolas serão divulgadas, semanalmente, respeitando a ordem de classificação do candidato em lista de espera.
 
Para mais informações os pais ou responsáveis podem entrar em contato nos telefones 3239-2841 – 3239-2843 – 3239-2621.
 
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura e solicitou informações sobre quando as aulas vão ser iniciadas nas escolas municipais e sobre o sistema que será adotado a partir deste ano, mas até o fechamento desta edição não houve retorno.

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90