Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/01/2022 às 11h25min - Atualizada em 07/01/2022 às 11h25min

Não vacinados têm 11 vezes mais chances de morrer por covid-19, aponta estudo

Dados levantados pela Secretaria de Estado de Saúde de MG mostram a importância da imunização; Uberlândia tem 30 mil faltosos de terceira dose

DA REDAÇÃO
Uberlândia tem aproximadamente 30 mil faltosos de terceira dose I Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU
Um estudo feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), com dados da covid-19 referentes ao mês de dezembro em Minas Gerais, mostra que uma pessoa não vacinada corre um risco 11 vezes maior de morrer em decorrência do vírus do que uma pessoa imunizada com as duas doses.
 
De acordo com o levantamento, em dezembro, a média de taxa de óbitos por 100 mil habitantes no estado foi de 0,06 para vacinados com duas doses. Para os que tomaram apenas uma dose, a taxa é de 0,12. Já os que não tomaram a vacina, o número chega a 0,71.
 
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, destacou a importância da vacinação. “Para aqueles que acham que não devem se vacinar e insistem em desacreditar a eficácia da vacina, temos os dados como resposta. Quem insiste em desconfiar da vacina e achar que trata-se de um produto experimental, não tenha dúvida. Tem que vacinar. Este estudo foi feito para confirmar e corroborar a única saída para a pandemia: a vacinação”, destacou o secretário.
 
NÚMERO DE VACINADOS
Segundo dados do vacinômetro, Minas ultrapassou a marca de 85% das pessoas com 12 anos ou mais com as duas doses ou dose única. Já o reforço foi tomado por 16,46%. No entanto, muitos mineiros ainda estão com o cartão vacinal atrasado.
 
Em Uberlândia, de acordo com o vacinômetro municipal, 154.920 pessoas estão com esquema vacinal completo. A cidade tem ao todo 580.712 imunizados com a primeira dose, 541.497 com a segunda e 20.383 imunizados com a dose única.  Até o momento já foram aplicadas 1.297.512 vacinas contra o coronavírus.
 
Apesar do avanço da vacinação, o alto índice de faltosos preocupa as autoridades de saúde no município. Nesta semana, o coordenador da Rede de Urgência e Emergência, Clauber Lourenço, disse em entrevista que Uberlândia tem aproximadamente 30 mil faltosos nas aplicações de terceira dose.
 
“Estamos tendo um grande índice de faltosos de terceira dose. Somente no dia de ontem [terça, dia 5 de janeiro] faltaram mais de três mil pessoas. Ainda não estamos tendo reflexos em internações, mas se as pessoas não se vacinarem, nós vamos ter problemas”, alertou.
 
USO DE MÁSCARA
O secretário de saúde de Minas Gerais também falou sobre o uso da máscara, que continua sendo exigido em todo o estado de Minas, além do distanciamento social. “Não existe previsão de retirada da obrigatoriedade do uso de máscara no estado. Isso não está sendo discutido no momento, pois a nova variante mudou todo o planejamento. Sem a máscara, a população inteira estaria doente”, afirmou.
 
IMUNIZAÇÃO DE CRIANÇAS
Nos próximos dias, o estado deve iniciar a distribuição das doses destinadas às crianças de cinco a 11 anos de idade. Cerca de 370 mil doses devem ser recebidas em janeiro. A expectativa é a de que todo este público, estimado em 1,8 milhão de pequenos, seja vacinado com ao menos uma dose até o fim do primeiro trimestre de 2022.

VEJA TAMBÉM:
 
 
 
 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90