Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/01/2022 às 07h40min - Atualizada em 07/01/2022 às 07h40min

Escola Técnica de Saúde da UFU abre inscrições para curso gratuito de meio ambiente

Parceria com o estado de Minas Gerais beneficia jovens e adultos que ainda não cursaram o Ensino Médio

GABRIELE LEÃO
Alunos têm aulas da grade curricular do ensino médio e capacitação profissional durante três anos I Foto: DIVULGAÇÃO
A Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU), em parceria com a Escola Estadual de Uberlândia (Museu), abriu inscrições para o curso de Técnico em Meio Ambiente. Integrado ao Ensino Médio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), a oportunidade oferece a qualificação profissional gratuita de jovens e adultos, trabalhadores e estudantes, com idade a partir de 18 anos que concluíram apenas o Ensino Fundamental.
 
Com duração de três anos, o curso é realizado nas dependências do Museu em período noturno e, em alguns momentos, na Estes. As disciplinas curriculares regulares do Ensino Médio são ministradas pelos professores da rede estadual, enquanto a grade curricular da formação técnica profissional é ministrada pelos profissionais da Estes.
 
O professor da área ambiental da Escola Técnica de Saúde, João Carlos de Oliveira, contou que esta é a 12ª turma e ressaltou que a oportunidade é para quem está procurando capacitação profissional e concluir os estudos.
 
“Essa parceria oferece a capacitação para as pessoas que desejam voltar para o mercado de trabalho e também concluir o ensino médio. Além de ser uma oportunidade gratuita, muitas vezes o aluno consegue terminar os estudos já empregado ou concorrendo a uma vaga no setor”, contou.
 
O professor contou ainda que houve uma mudança no perfil dos alunos nos últimos anos. “Percebemos uma migração de público que busca essa experiência, por exemplo. Antes o maior público estava entre pessoas de 40 anos, agora, os alunos são o perfil atuante do mercado, sendo a partir de 18 a 30 anos. Isso mostra a mudança no mercado de trabalho”, explicou.
 
EXPERIÊNCIAS

A manicure e vendedora Marlene Amorim foi uma das graduadas na turma de 2019. Segundo ela, havia diversos motivos pelos quais ela não conseguiu concluir os estudos e foi depois de encerrar o casamento que ela se dispôs a voltar ao mercado de trabalho, e consequentemente aos estudos.
 
“As pessoas antigamente não incentivavam o estudo e foi só quando precisei voltar ao mercado de trabalho que entendi a importância. Em 2017, quando comecei já era um desafio conciliar o estudo e o trabalho, mas nesses três anos aprendi coisas que nunca iria ver num dia normal”, contou.
 
Marlene ainda contou para a reportagem que durante dois anos foi estagiária do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e atuou na separação de lixo e recicláveis do hospital.
 
“Foi uma experiência única e hoje estou em busca de mais capacitação e oportunidades para voltar a atuar na área do meio ambiente. Para quem está procurando uma chance de terminar o ensino médio e aprender uma profissão, essa é uma ótima oportunidade, pois temos acesso a parte teórica e diversas visitas ténicas”, completou.
 
O operador de manutenção, Márcio Leandro também foi um dos alunos da Estes. Assim que se matriculou para as aulas, Márcio estava desempregado. Atualmente, aos 43 anos, trabalhando em uma multinacional, o operador está em busca de oportunidades para atuar na área de atuação dentro da empresa.
 
“Me inscrevi em um processo seletivo para a área do meio ambiente, agora estou aguardando uma oportunidade em Uberlândia. Sem dúvidas, terminar o ensino médio e ter uma capacitação foi essencial para ingressar no mercado de trabalho e agora vou começar mais um curso na área para dobrar minhas possibilidades de crescimento”, contou.
 
INSCRIÇÕES
Serão oferecidas 40 vagas e os interessados em se inscrever devem realizar um agendamento, de segunda a sexta-feira, pelo telefone (34) 99798-4989 ou e-mail
[email protected].
 
Documentos necessários:
  • Fotografia 3x4 (recente);
  • Histórico Escolar do Ensino Fundamental - original e fotocópia legível;
  • Certificado de Registro Civil (nascimento ou casamento) - fotocópia legível;
  • Cédula de Identidade - fotocópia legível;
  • CPF - fotocópia legível;
  • Título de Eleitor e comprovante de votação - fotocópia legível;
  • Certificado Militar (para pessoas do sexo masculino) - fotocópia legível;
  • Comprovante de endereço, com CEP
VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90