Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/12/2021 às 10h32min - Atualizada em 30/12/2021 às 10h32min

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos deve começar em janeiro em Uberlândia, afirma SES

Diário de Uberlândia conversou com a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis que informou que todo o estado aguarda o envio de doses por parte do Ministério da Saúde

MARIELLE MOURA
Crianças serão imunizadas com a vacina pediátrica da Pfizer I Foto: AGÊNCIA BRASIL
Crianças de 5 a 11 anos devem começar a ser vacinadas contra a covid-19 em janeiro de 2022 em Uberlândia, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O Diário de Uberlândia conversou com a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis, Marcela Lencine Ferraz que informou que todo o estado aguarda o envio de doses por parte do Ministério da Saúde para dar início a imunização da faixa etária.
 
“Estamos com a expectativa de começar ainda no mês de janeiro, mas para o início dessa vacinação dependemos do próprio Ministério da Saúde”. Marcela ainda frisou que as vacinas para o público, que são da Pfizer, são diferentes das enviadas para os adultos.
 
“As vacinas que serão utilizadas neste público alvo são diferentes, têm uma dosagem menor, vem em um frasco diferente, portanto o Ministério precisa fazer essa distribuição para os estados. E assim que recebermos iremos repassar imediatamente para os municípios para que a vacinação comece”, disse.
 
A nota do Ministério da Saúde, divulgada em 27 de dezembro, afirma a recomendação da vacinação de crianças contra a covid-19. De acordo com o documento, que está em consulta pública até 2 de janeiro, a imunização do público de 5 a 11 anos deverá ser realizada com a autorização dos pais ou responsáveis e com a prescrição médica.
 
Assim como aconteceu em outras faixas etárias, a vacinação de crianças deverá priorizar grupos com deficiência permanente ou comorbidades, além de crianças que vivem no lar com pessoas com alto risco de evolução grave de covid-19. Nas crianças sem comorbidades será realizada a imunização por faixa etária: de 10 a 11 anos, de 8 a 9 anos, de 6 a 7 anos e de 5 anos.
 
A nota ainda afirma que o objetivo é esclarecer para sociedade, principalmente pais e responsáveis, sobre a ampliação da vacinação para as crianças. “Nós queremos trabalhar para deixar as famílias brasileiras, pais e mães, muito tranquilos para que possam livremente optar por vacinar ou não seus filhos. Teremos a vacina pediátrica da Pfizer, que está sendo aplicada em países como Estados Unidos, França e Itália”, explicou o ministro.
 
Contudo, a diretora de vigilância do estado também comentou durante entrevista ao Diário de Uberlândia que a previsão é que não será cobrada atestado de comorbidade para as crianças que serão vacinadas.“A expectativa é vacinar todas as crianças independente da presença de comorbidades. A expectativa é que não faremos solicitação de receita médica para facilitar o acesso das crianças a vacinação, mas a organização de cada município fará de acordo com as doses que serão repassadas. Contudo, nossa ideia é que todas as crianças dessa faixa etária sejam contempladas”, informou.
 
Por fim, a diretora disse que a vacina que será usada em crianças no estado é da fabricante Pfizer e que o intervalo utilizado será provavelmente o mesmo adotado em adultos."Até o momento, a única marca que foi autorizada a ser aplicada no público alvo é a Pfizer. A orientação que temos sobre o intervalo para a aplicação das doses é o intervalo de 21 a 90 dias como acontece com adultos, mas ainda precisamos aguardar o parecer do Ministério da Saúde”, completou.
 
COBERTURA VACINAL
Em Uberlândia, de acordo com o vacinômetro publicado pela Prefeitura, já foram aplicadas 1.269.496 doses, dessas 570.817 primeira dose, 537.010 segunda dose, 20.381 dose única e 132.288 doses de reforço na cidade. Segundo dados do vacinômetro do estado, esse valor corresponde a 99,98% de cobertura vacinal da primeira dose, 95,58% da segunda dose e 21,58% da dose de reforço.
 
A diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis, Marcela Lencine Ferraz informou que a cobertura vacinal do estado é alta, mas que ainda não há previsão de quando Minas atingirá 100% de vacinados. “Ainda temos um percentual de pessoas que devem ser vacinadas com primeira e segunda dose, mas já temos um percentual de mais de 91% de pessoas vacinadas com primeira dose, 85% da população alvo para segunda dose e ainda temos muitas pessoas para receber a dose de reforço. Agora com a inclusão desse grupo das crianças ainda não temos a previsão de quando vamos vacinar todas as pessoas”.
 
A responsável comentou também sobre importância de a população tomar a primeira e a segunda dose e também a dose de reforço para redução do contágio da covid-19 em Minas. “Temos uma campanha acontecendo para que as pessoas busquem a segunda dose e a dose de reforço. Com o avanço da vacinação tivemos uma redução expressiva no número de internações, óbitos e casos no estado”, finalizou.


VEJA TAMBÉM: 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90