Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/12/2021 às 19h23min - Atualizada em 08/12/2021 às 19h23min

1º Polo Agromineral Verde do Brasil é lançado em Uberlândia

Segundo a Prefeitura, a criação do Polo Agromineral foi viabilizada depois do estudo sobre o pó de basalto; evento também contou com apresentação da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) 2022

MARIELLE MOURA
Lançamento aconteceu durante evento na tarde desta quarta-feira (8) | Foto: Marielle Moura

Foi lançado na tarde desta quarta-feira (8), em Uberlândia, o 1º Polo Agromineral Verde do Brasil. O lançamento aconteceu durante evento na Prefeitura e contou com apresentação da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) 2022

 

Segundo a Prefeitura, a criação do Polo Agromineral foi viabilizada depois do estudo sobre o pó basalto em Uberlândia e pode ser referência nacional na produção e distribuição dos remineralizadores de solo no país. 

 

Na ocasião, o prefeito Odelmo Leão falou sobre a comercialização do pó de rocha para os produtores rurais da cidade. “Nós temos que buscar alternativas para a produção de alimentos mais saudáveis e baratos. Isso aconteceu há 40 anos atrás quando foi introduzido o calcário no cerrado e mostrou que o cerrado é produtivo e agora chegou a hora de outra rocha vir ajudar o produtor rural”, disse.

 

Odelmo ainda informou que as empresas que podem explorar o pó de rocha na cidade já deram entrada para requerer a licença junto ao Ministério da Agricultura. “As mineradoras precisam pegar a  Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) e já estão dando entrada na documentação junto ao Ministério da Agricultura. Quando estiver tudo pronto poderão começar a produzir e comercializar o basalto para o agronegócio”, informou.

 

Por fim, o prefeito comentou sobre a importância do investimento no pó de rocha na cidade para uma agricultura sustentável para a população “Entre o Rio Uberabinha e Araguari, nós temos 16 mil hectares de basalto e precisamos aproveitar e explorar para que os  agricultores possam fazer uma agricultura sustentável e saudável para a nossa população”, completou.

 

O chefe da Divisão de Agricultura Conservacionista, Maurício Carvalho falou sobre a necessidade dos estudos sobre o basalto. “Os estudos sobre remineradores de solo são extremamente importantes porque aprendemos nas escolas que só os minerais que são extremamente solúveis que é o MVK, Cálcio Magnésio e Enxofre, que nutria planta e sabemos que todos esses minerais estão nas rochas. Então é necessário que essa rocha fique em um grau de finura extremamente fina para que a matéria orgânica do solo junto aos microorganismos possam nutrir as plantas”, disse. 

 

O diretor da empresa Campo, Marcos de Matos informou que, além de do basalto, a empresa também fará estudos com outros minerais “O estudo inicial feito há dois anos, iniciado em 2019, ele foi basicamente feito com basalto que tem uma maior abundância desde o Rio Uberabinha até o Rio Araguari. A partir de agora, outras rochas que também existem na região serão estudadas”, disse.

 

Durante o evento, foi assinada uma ordem de serviço para que a Prefeitura e a Companhia de Promoção Agrícola e Tecnologia Campo formalizem um acordo de cooperação em que será possível estudar a aplicação dessas outras opções e identificar a área que essas rochas ocupam. O objetivo é potencializar os benefícios nas plantações.

 

Basalto 

No final do mês de outubro, foi apresentado um estudo técnico para que as mineradoras interessadas registrem a exploração do basalto de Uberlândia junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o processamento do pó de rocha. 

 

O estudo é um desdobramento das pesquisas conduzidas desde 2017 pela gestão municipal em conjunto à Companhia de Promoção Agrícola e Tecnologia Campo. O relatório apresentado ainda teve o apoio da concessionária de ferrovias VLI na sua elaboração. As informações contidas no material atestam sobre a qualidade do pó de rocha originário de Uberlândia. 

 

Como remineralizador de solo, o pó de basalto é capaz de auxiliar na recuperação da terra da forma mais natural possível e com viabilidade econômica, que é o grande desafio de todo produtor. O material possui destaque para as concentrações de cálcio, magnésio e potássio. Os estudos apontam para o aumento de rendimento na produção e melhora da sanidade das plantas, com maior retenção de carbono no solo e maior resistência às intempéries. Consequentemente, o minério colabora na redução do uso de fertilizantes sintéticos, que encarecem os custos da lavoura.

 

Femec 2022

Além do lançamento do 1º Polo Agromineral Verde do Brasil, o evento contou com a apresentação da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) 2022, prevista para ocorrer de 22 a 25 de março no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia. A feira receberá produtores rurais das principais fronteiras agrícolas do país. A entrada e o estacionamento serão gratuitos

 

O presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Silveira falou sobre o tema que será discutido na feira do ano que vem. “Na próxima edição, o tema será o agronegócio sustentável alimentando o mundo e nós queremos mostrar o que o agronegócio brasileiro faz em relação a produzir alimentos de qualidade sem ter impacto no meio ambiente”, disse

 

Além da comercialização de máquinas, implementos e insumos agrícolas e campos demonstrativos de sementes, o evento apresentará ensaios de eficiência agronômica do pó de basalto como remineralizador de solo. 

 

O presidente ainda falou sobre a retomada da Femec após a pandemia.“Vamos ter a retomada da feira após dois anos com uma mesa de debates, discutindo temas como os acordos climáticos e o que isso impacta na vida dos produtores. Além disso, discutir sobre de que forma o produtor rural pode adequar o sistema produtivo dele para estar alinhado com toda a condição ambiental e social”, informou

 

Por fim, o presidente informou que as expectativas para a feira de 2022 é que supere os R$ 450 milhões que foram movimentados em 2019. “Temos a expectativa de ter mais de 150 expositores. Na última edição vendemos mais de 800 veículos e movimentamos mais de R $450 milhões, e acreditamos que no próximo ano todos esses números podem ser superados”, completou.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90