Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/11/2021 às 11h40min - Atualizada em 04/11/2021 às 11h40min

OAB Uberlândia lança filme no Dia Nacional da Cultura

Projeto visa levar informações a crianças e jovens sobre cidadania cultural

DA REDAÇÃO
Filme tem referência dos animes, termo que define os desenhos animados de origem japonesa | Foto: Divulgação

Em homenagem ao Dia Nacional da Cultura, o II Seminário de Direitos Culturais, realizado pela 13ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Uberlândia, lançará o filme de animação “Cidadania Cultural” voltado para crianças e jovens. A estreia será na sexta-feira (5), às 18h, no canal de Youtube do Seminário. 

 

Idealizado pela presidente da Comissão de Cultura da 13ª Subseção da OABMG, Kátia Bizinotto  Kátia Bizinotto, o filme produzido pela F7 Comics, com roteiro assinado pela própria presidente da Comissão de Cultura da OAB Uberlândia em conjunto com o artista Marcelo Branco, aborda questões que vão da preservação do patrimônio cultural à diversidade cultural e possibilidades de acesso à arte e à cultura, destacando direitos e deveres dos cidadãos em relação aos bens culturais. A linguagem é própria para a faixa etária de crianças e jovens, lembrando os animes, termo que define os desenhos animados de origem japonesa, tão vistos por esse público. 

 

O vídeo completo tem cerca de oito minutos e será lançado de forma online devido à pandemia da covid-19. “O projeto previa como contrapartida social uma palestra voltada para jovens, mas diante da pandemia, tivemos que pensar em outra alternativa pois ficamos mais de um ano e meio esperando o retorno presencial das escolas. Embora tenha sido um desafio, transformar uma palestra sobre cidadania cultural em um vídeo de animação foi uma ideia mais assertiva, porque a linguagem ficou muito mais acessível para crianças e jovens, sem limites geográficos”, justificou Kátia Bizinotto.

 

O filme também foi preparado para ser utilizado pelas escolas como provocador de diversas temáticas. “Para isso, nós dividimos o vídeo completo em oito vídeos curtos de aproximadamente um minuto, o que acreditamos que irá gerar mais interesse do nosso público que são as crianças e jovens”, contou Kátia Bizinotto.

 

Com animação em 2D, “Cidadania Cultural” trata-se da contrapartida social do projeto II Seminário de Direitos Culturais, viabilizado por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia (PMIC)  que contou com o patrocínio das empresas locais Martins e Eficaz Serviços Globais. Com o projeto praticamente finalizado e com pouco recurso, Kátia Bizinotto disse que o filme foi feito na base da parceria e com baixíssimo orçamento. “Mas acredito que demos o recado e que este material irá contribuir e instigar crianças e jovens a pesquisar mais sobre este tema”, salientou.

 

Para a presidente da Comissão de Cultura da OAB Uberlândia será uma alegria lançar o vídeo no dia Nacional da Cultura, 05 de novembro, estabelecido por lei em 1970, na data que marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923). “O conteúdo do vídeo contempla tanto direitos como deveres que nós temos enquanto cidadãos”, ressaltou Kátia Bizinotto.

 

Serviço

O quê: Lançamento do filme de animação “Cidadania Cultural”

Quando: 05 de novembro

Horário: 18 horas

Onde: YouTube – seminário de direitos culturais


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90