Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/09/2021 às 15h57min - Atualizada em 15/09/2021 às 15h57min

Projeto de incentivo disponibiliza 600 vagas para curso gratuito de programação em Uberlândia

Curso tem duração de um ano e é destinado para jovens de baixa renda; interessados têm até o dia 22 de setembro para fazer a inscrição

LORENA BARBOSA
Guilherme Cabral já participou do programa e ganhou medalha de prata nas Olimpíadas Brasileiras de Informática | ARQUIVO PESSOAL
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de introdução a programação da UberHub Code Club. Os interessados têm até o dia 22 de setembro para garantir a vaga. As aulas são para jovens de baixa renda, com idade entre 14 e 23 anos. Ao todo, 600 vagas estão sendo ofertadas e a ideia é diminuir o déficit de profissionais da área de TI e capacitar novos talentos.
 
O UberHub Code Club é um projeto de incentivo de formação de desenvolvedores de software realizado pelo Instituto UberHub Educação. O curso de programação é gratuito e mantido por uma parceria com empresas de tecnologia da cidade. O objetivo é iniciar cerca de 21 mil pessoas no setor de programação até 2029 e tornar Uberlândia uma referência nacional de profissionais qualificados na área de tecnologia.
 
Quatro mil pessoas já participaram do programa desde 2018, entre elas Guilherme Cabral. O estudante começou a frequentar as aulas aos 13 anos e hoje, aos 17, é um dos instrutores do curso e ajuda a quem entra no mundo da programação, como foi ajudado anos atrás. Segundo Cabral, o projeto fez com que ele continuasse na área e optasse por cursar faculdade de Ciência da Computação.
 
Além de definir a futura profissão, o projeto despertou em Guilherme a paixão pela competição. Ele participou das Olimpíadas Brasileiras de Informática (OBI) em 2018, 2019 e 2020. Nos três anos do concurso foi medalhista. O próximo objetivo do competidor é representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais (IOI).
 
“Eu não sabia o que era computação e acabei me descobrindo no curso. Em 2018 ganhei uma medalha de prata e comecei a perceber que de fato gostava da área. Depois, em 2019, consegui o ouro e no último ano o bronze.”, afirmou Guilherme.
 
As aulas do curso acontecem aos sábados e o aluno tem dois plantões de estudo online durante a semana. O curso tem duração de um ano. O cofundador e diretor administrativo do Instituto, Walber Schwartz explicou que o participante não recebe um diploma, mas ao fim do curso é  um iniciado em programação.
 
“Ele deu o primeiro passo para ser um programador, como se fosse o início da carreira. Para se tornar de fato um profissional na área, ele precisa prolongar o seu conhecimento”, concluiu Schwartz
 
Por fim, Walber disse que uma das únicas exigências para o curso é que o aluno tenha interesse em matemática. “É um curso de lógica de programação. O início do estudo de programação atende o jovem que não tem nenhum conhecimento prévio, mas precisa apenas saber matemática básica”, contou Schwartz.
 
Para os interessados, as inscrições podem ser feitas através do site da
UberHub Code. Basta acessar e preencher o formulário.


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90