Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/08/2021 às 12h16min - Atualizada em 17/08/2021 às 12h16min

Retomada das atividades impulsiona contratações de estagiários em Uberlândia

Em julho deste ano foram preenchidas 539 vagas de estágio, aponta CDL

LORENA BARBOSA
Estagiários têm oportunidade de crescer junto com a empresa | Foto: CAROLINA HELENA MAES
Para retomar a rotina depois da pandemia sem grandes investimentos e contar com uma boa equipe de colaboradores, as empresas têm investido cada vez mais em mão-de-obra mais barata. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em julho do ano passado 208 estagiários foram contratados. Em 2021, no mesmo mês, foram 539 vagas de estágio preenchidas em Uberlândia.  
 
Segundo a gerente executiva da fundação, Bânia Vieira Poli, essa tendência acompanha o cenário nacional e a retomada das atividades das empresas e dos negócios. Vieira conta ainda que a procura por estagiários não está só ligada com a questão financeira, mas também ao fato de que essas pessoas podem se tornar colaboradores efetivos mais adaptados às reais necessidades de cada instituição.
 
“O estagiário passa a ser muito interessante como profissional que pode contribuir com a empresa, uma vez que é uma pessoa que pode ser treinada, preparada para assumir uma vaga efetiva”, disse a gerente executiva.
 
O fato de Uberlandia ser uma cidade universitária também impacta nesse crescimento, uma vez que sempre existem muitos jovens no mercado em busca do primeiro emprego. Bânia Vieira destacou ainda as inúmeras vantagens da contratação de um estagiário pela empresa. Uma delas é que evita uma sobrecarga do colaborador, visto que onde seria feita a contratação de um funcionário pela CLT, com salário mais alto e o pagamento de impostos, pode ser feita a contratação de dois estagiários, que poderão dividir o trabalho.
 
“E normalmente essa pessoa está muito aberta a aprender e crescer. Ela entra no mercado com menos vícios e isso é muito positivo. Além disso, o custo benefício é bom para empresa em relação às finanças”, complementou Bânia.
 
A Líder Assessoria é uma empresa que entendeu as vantagens do estágio e aproveitou bem a mão-de-obra disponível no mercado. Hoje, a recuperadora de crédito conta com 133 estagiários e 64 contratações foram feitas apenas nos últimos três meses. De acordo com a gerente administrativa Carolina Helena Maes, a visão da empresa em relação às vantagens envolve a questão financeira, uma vez que esses profissionais agregam muito e tem um custo mais acessível, mas os benefícios vão além.
 
“É possível avaliar que a maioria dos estagiários tem demonstrado disposição, vontade de aprender, entusiasmo e disciplina. Isso tem feito com que muitos deles sejam efetivados”, concluiu a gerente.
 
FEIRA DO ESTÁGIO
Na próxima quarta-feira (18), é celebrado o Dia Nacional do Estagiário. Para comemorar a data, a Fundação CDL realiza a 2ª edição da Feira do Estágio. O evento gratuito e totalmente virtual acontece entre os dias 18 e 19 de agosto.
 
Serão disponibilizadas 100 vagas destinadas a estudantes do ensino médio e superior para 30 empresas participantes da ação. Os interessados devem se inscrever até esta terça-feira (17), através do site
www.cdludi.org.br. No mesmo endereço é possível acessar toda a programação do evento.
 
“A ideia é fazer uma ponte entre estudantes e empresas. É interessante para os estudantes interessados participarem, porque além da experiência que um estágio proporciona, ele conta como atividade extracurricular obrigatória para a formação”, destacou Bânia Vieira Poli, gerente executiva da Fundação CDL.
 
SERVIÇO
Evento: Palestras com especialistas do mercado e oferta de 100 vagas de estágio
Dias: 18 e 19 de agosto
Inscrições: 17 de agosto, pelo site
www.cdludi.org.br (gratuitas)
Mais informações: (34) 3239-3400


 
VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90